10ª edição do “BONECART – A Mostra de Teatro de Animação” acontece de 27 a 30 de novembro

Quem gosta de teatro não pode ficar de fora da programação da 10ª edição do “ BONECART – A Mostra de Teatro de Animação”. O evento acontecerá de 27 a 30 de novembro em diversos pontos de Cabo Frio, como praças e espaços culturais. Entre as atividades estão espetáculos, exposições e workshop. A programação é gratuita e aberta ao público, exceto o workshop que necessita de inscrição antecipada.

O evento é em comemoração aos 40 anos do grupo Sorriso Feliz, companhia do mestre Clarêncio Rodrigues, idealizador do festival. A arte do teatro de marionetes é levada pelo Brasil e pelo mundo, por meio de diversas turnês com espetáculos, palestras e oficinas. O BONECART trará nesta edição companhias convidadas de diferentes estados do país.

Assim como em outras edições, a programação contará com workshop. Para realizar inscrição, basta acessar o link (http://bit.ly/workshopbonecart) até segunda-feira (25). Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. O objetivo é apresentar e esclarecer um pouco das diferentes técnicas de animação de bonecos, além de direcionar aos participantes para o fazer titeriteiro, espetáculo com títeres, tipo de boneco articulado movido por fios, por meio de exercícios que estimulam a coordenação e a criatividade.

“Este workshop é um convite a um mergulho inicial no vasto oceano de possibilidades do teatro de bonecos, indicado a alunos, professores e todos os amantes da arte titeriteira”, explicou Clarêncio Rodrigues.

O workshop de animação de bonecos será na quarta-feira (27), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Espaço Cultural Torres do Cabo. Às 18h terá a abertura da Exposição Sorriso Feliz 40 anos, no Charitas. A mostra poderá ser visitada até o dia 30 de novembro e contará brevemente a história do grupo. Fechando a noite, ainda no Charitas, às 20h, o público poderá assistir o espetáculo “Animagia”, do grupo Sorriso Feliz.

Na quinta-feira (28), as atividades ficam por conta do espetáculo “O Jardim das Virtudes”, da Cia Armazém, de Curitiba, no Paraná. A apresentação será na Praça de São Cristóvão, às 10h. À tarde, o Parque Municipal Fonte do Itajuru vai receber “O Abridor de Gaiolas”, da Cia das Histórias, do Rio de Janeiro, às 15h.

Na sexta-feira (29), a Praça do Tangará receberá, às 10h, a Cia Jorge Crespo, de Brasília, com apresentação dos “Inventos Alegres do Vovô”. Na parte da tarde terá o espetáculo “Performance”, da Cia Rio de Três, de Niterói, às 15h. Encerrando o dia, às 19h, a programação será na Praça da Cidadania, com o grupo Creche na Coxia, de Cabo frio, com a peça “Janjão na Terra da Animação”.

No sábado (30), as atividades serão todas na Praça da Cidadania. Às 16h terá “Bonecos, Ritmos e Música”, da Cia Bonecos Urbanos, de São Paulo, e às 20h, “Minha Favela Querida”, do Grupo Sorriso Feliz, finalizando o evento.

O evento é organizado pelo Grupo Sorriso Feliz e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, e do empresariado local. A última edição ocorreu em 2015. Outras informações pelos telefones (22) 9.9952-9888/9.99205-8521.