2ª fase de pré-matrículas para o ano letivo 2019 começa nesta quinta (07)

A 2ª fase do período de pré-matrículas para o ano letivo de 2019 começa nesta quinta-feira (07), a partir das 9h, no site da Secretaria Municipal de Educação. Os interessados já podem consultar escolas e turnos no link de inscrição (Acesse Aqui).

A segunda etapa é destinada àqueles que não conseguiram uma vaga na escola desejada na 1ª fase ou perderam o período de movimentação e transferência. As pré-matrículas vão até o dia 11 de fevereiro e são voltadas para alunos a partir de um ano de idade, para os seguintes segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A pré-matrícula, nesta etapa do processo, é uma reserva de vaga para os alunos, devendo ser confirmada no período seguinte, durante a efetivação da matrícula. Essa confirmação deve ser feita entre os dias 12 e 14 de fevereiro, presencialmente, na escola escolhida no momento da inscrição.

A efetivação da matrícula deve ser feita pelo aluno (maior de 18 anos) ou responsável legal (menores de 18 anos), com ORIGINAL e CÓPIA dos seguintes documentos:

•         Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  •         Cópia da Carteira de Identidade do responsável ou do próprio aluno (maior de 18 anos)
  •         Cópia do Título de Eleitor (maior de 18 anos)
  •         Cópia do comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista, se maior de 18 (dezoito) anos e até 45 (quarenta e cinco) anos, se do sexo masculino;
  •         Histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA;
  •         Atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil;
  •         Cópia da Carteira de Vacinação (alunos da Educação Infantil)
  •         Cópia do Comprovante de Residência
  •         Histórico Escolar ou Protocolo de Transferência
  •         2 fotos 3×4

Educação Infantil

A Rede Municipal de Ensino conta com três unidades que atendem a Creche II (de 1 ano a 1 ano e 11 meses). As demais escolas de Educação Infantil atendem a partir da Creche III (2 anos a 2 anos e 11 meses). Para estar inserido nesses grupos, o aluno deverá ter 1 ou 2 anos completos até 31 de março de 2019.

As três escolas que atendem alunos a partir de 1 ano são:

Escola Municipal de Educação Infantil Profª Dalcy Barroso Pillar, no Bairro Praia do Siqueira

Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Agualusa da Costa, no Bairro Tangará

Escola Municipal de Educação Infantil Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro, no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, Bairro Jardim Esperança.

Ensino Médio

A Rede Municipal de Ensino conta com cinco escolas de Ensino Médio, sendo uma para surdos e uma profissionalizante (Técnico em Agrícola). Além destas (leia sobre elas abaixo), confira as demais:

Colégio Municipal Rui Barbosa, no Centro

Centro Educacional Municipal Profª Marli Capp, em Unamar (2° Distrito de Cabo Frio)

Colégio Municipal Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, no Bairro Jardim Esperança

Vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD)

As escolas que abrirem novas matrículas têm reserva de uma vaga por turma para alunos com deficiência. O responsável deverá apresentar um laudo médico que confirme a deficiência na confirmação da matrícula.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Rede Municipal de Ensino oferece EJA para o primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental. Para poder se matricular, o aluno deverá ter quinze completos até 31 de março de 2019.

Escola Técnica

A Escola Agrícola Municipal Nilo Batista atende o 2° segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio em período Integral, oferecendo educação profissionalizante (Técnico Agrícola).

Escolas especiais

A Rede Municipal de Ensino conta com duas escolas especiais. As matrículas serão abertas no dia 11 de fevereiro, na própria unidade de ensino:

A Escola Municipal Prof. Renato Azevedo fica no bairro São Francisco e atende alunos com Deficiências Intelectuais, Múltiplas e Autismo. A unidade funciona nos períodos da manhã e da tarde e recebe alunos a partir dos 7 anos, sem limite de idade, incluindo adultos. Acesse aqui para saber mais informações sobre a unidade.

A Escola Municipal Arlete Rosa Castanho fica no Bairro Vila Nova e atende alunos surdos, do Pré II (a partir de 5 anos de idade) ao Ensino Médio. Conheça aqui um dos projetos desenvolvidos na unidade em 2018.