Abertura do XV Festival Internacional de Dança terá participação de alunos da rede municipal

Alunos da rede municipal participam nesta sexta-feira (6) a partir das 14h da abertura da XV Edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio. A apresentação faz parte do Projeto Escola, uma parceria entre o Ballet Márcia Sampaio e as secretarias de Educação e Turismo. O objetivo é proporcionar aos estudantes e educadores um espetáculo especialmente elaborado com fins educativos e culturais.

O Projeto Escola é uma referência dentro do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, inclusive apresentando coreografias elaboradas integralmente por algumas unidades públicas e projetos sociais da cidade. Ele acontece desde a primeira edição do evento, e além da inclusão social e formação de plateia, ajuda a revelar novos talentos no mundo da dança.

“Essa parceria é muito importante porque contamos com a presença de centenas de estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, que têm a oportunidade de assistir a um espetáculo de música e dança de qualidade, diz a organizadora do festival”, comentou Márcia Sampaio, secretária de Educação.

Um dos destaques é Gleyson da Silva Mendes, 17 anos, aluno da rede municipal desde os 11, que estudava com bolsa de estudos na escola de Ballet Márcia Sampaio e foi descoberto no Projeto. O dançarino embarcou na semana passada para estudos em Cuba, na Acosta Cia de Danza, uma referência na dança naquele país. Antes de Cuba, o jovem já havia se apresentado em Nova York, Uruguai, e mais recentemente, em fevereiro deste ano, participou do Prix Lausanne, na Suíça, também com bolsa de estudos.

Outro jovem talento revelado durante o Festival Internacional de Dança é Luiza Slwczuk, de 12 anos, que hoje estuda na escola de dança e irá se apresentar nesta edição do festival nas modalidades contemporâneo e neoclássico.