Ações do Turismo Histórico vão movimentar o ano de 2019

Atividades ganham novo calendário e novas versões a partir desta quinta (3)

A Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo vai oferecer uma série de atividades para moradores e turistas que estiverem em Cabo Frio neste mês de janeiro. Desenvolvidas em 2018, algumas ações foram formatadas para 2019, e outras são novidade. O projeto de Atendimento ao Turismo Histórico, por exemplo, começa o novo ano com novas datas. Lançado em outubro de 2018, este ano ele será realizado às terças e quintas.

“Como estamos desenvolvendo novas ações, tivemos que fazer algumas alterações. Por isso mudamos a data de atendimento ao turismo histórico. No Forte São Mateus ele passa a ser feito às terças e quintas, das 9 às 13h, no Morro da Guia às terças, das 15 às 17h, e Fonte do Itajuru e Charitas às quintas, das 9 às 13h, já a partir desta semana (dia 3)”, informou o superintendente Paulo Cotias.

O Pôr do Sol Histórico também muda de data em 2019. Realizado sempre na última quarta-feira do mês desde que foi lançado, em 31 de outubro de 2018, a partir de agora ele acontece na última sexta-feira de cada mês: a primeira edição deste ano será dia 25 de janeiro, no mesmo formato de antes, com história, música e poesia a partir das 17h. A concentração acontece em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional.

O projeto Caminhos da História também retorna com força total. Os atendimentos acontecerão sempre às quartas-feiras, com roteiros de manhã e de tarde, mediante agendamento prévio por meio do Whatsapp (22) 99951-0293. Embora os roteiros de ônibus sejam exclusivos para alunos da rede municipal, escolas particulares também podem participar, desde que assegurem a responsabilidade pelo veículo que fará o transporte do passeio. Para 2019, no entanto, o projeto ganha uma nova versão, o Caminhos da Religiosidade, que acontece no próximo dia 11, a pé, com ponto de encontro às 17h no Largo de São Benedito, na Passagem.

Já o roteiro náutico, lançado em novembro de 2018, fica mantido aos sábados, com saída às 16h do Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal. Realizado em parceria com a Associação de Passeios de Barcos de Cabo Frio e a Secretaria de Turismo, ele promove passeios marítimos com cunho histórico, destacando as riquezas naturais e culturais da cidade. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada e sujeitas a lotação das embarcações. Todos os passeios têm acompanhamento dos historiadores da Superintendência de Turismo Histórico Social, contando as narrativas históricas que envolvem o trajeto. A atividade é a única que tem custo (R$ 25 por pessoa) para ajudar na manutenção das embarcações, cedidas pela Associação de Passeios de Barco.

“Também lançamos, em dezembro, o Atendimento aos Transatlânticos com um programa de receptivo especial aos turistas que desembarcam, direcionando-os para os pontos do corredor histórico central como Forte São Mateus, Largo de São Benedito e Largo de Santo Antônio para subida ao Morro da Guia ou a visita à Fonte do Itajuru. Inauguramos a ação no dia 13 de dezembro, quando recebemos o primeiro navio desta temporada. Repetimos, com sucesso, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, e vamos manter até o final da temporada de transatlânticos, em abril”, explicou Paulo Cotias, lembrando que durante a visita dos navios, por conta do atendimento exclusivo aos visitantes, todos os outros projetos ficam automaticamente suspensos.

 

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.