Ações que visam retomada da tradição esportiva se destacam em Cabo Frio

Revitalização dos ginásios e campos do município tem sido prioridade no período inicial do governo

Com a impossibilidade de realizar eventos esportivos por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Cabo Frio aproveitou os primeiros 100 dias de governo para recuperar espaços públicos. Campos, quadras e ginásios esportivos estão sendo revitalizados com recursos e mão de obra próprios do governo municipal.

Em meio à tempestade vivida por conta da pandemia, o incentivo para superar os desafios veio do mar. Da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Cabo Frio, o remador sul-africano, Zirk Botha, completou um percurso que durou 71 dias. Além de ter quebrado o recorde mundial na travessia, Zirk trouxe para a cidade a mensagem sobre a importância de superar desafios e de promover a sustentabilidade.

“Essa mensagem de superarmos as adversidades e o cansaço para no final sermos recompensados, é muito importante. É basicamente isso que estamos fazendo na nossa rotina: apesar de todas as dificuldades encontradas, estamos tocando o nosso barco”, disse a secretária-adjunta de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávia Carvalho, que não vem medindo esforços para deixar os equipamentos esportivos prontos.

REPAROS NOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS

No bairro Jardim Esperança, por exemplo, o Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto voltou a ganhar atenção. O espaço passou por uma limpeza geral, com reparos, serviços de pintura, capina, recolocação de janelas e portas, além de receber agentes de combate a vetores que fizeram uma ação preventiva para controle de insetos rasteiros e voadores. O equipamento foi higienizado e reformado com recursos e mão de obra da própria Prefeitura, e se tornou a nova sede da Secretaria-Adjunta de Esporte e Lazer da cidade.

O Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Itajuru, também passou por melhorias. Uma vistoria foi realizada para limpeza geral e reparos pontuais em locais prejudicados pelo descaso de anos anteriores. A academia que funciona dentro do ginásio vem sendo preparada e reformada para a utilização após reabertura do espaço físico.

Em São Cristóvão, o Estádio Correão passou por diversos reparos e manutenção do gramado, além de fixação das telhas que estavam soltas. Equipes da Prefeitura também limpam periodicamente todo o entorno, recolhendo entulho e lixo acumulados.

O local também passou por intervenção em um dos muros que estava correndo risco de desabamento, além da reabertura da rua que corta o estádio, permitindo a passagem dos moradores. As reformas possibilitaram a realização das partidas da seletiva para o Campeonato Carioca de futebol, sem a presença de público.

Por falar em futebol, o campo do Complexo Esportivo Aracy Machado, no Itajuru, teve a grama aparada e a marcação refeita, além de ter sido realizada limpeza geral com retirada de entulhos, e preparação dos vestiários. Uma quadra de areia foi preparada para a prática de vôlei e futevôlei.

O Espaço Cultural do Surf, localizado na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte, se tornou a sede principal da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. O local foi limpo, organizado, e está pronto para a reabertura. O espaço abriga mais de 2.500 peças entre itens decorativos, pranchas de surf, bodyboard, longboard, skate, pôsteres, quadros e outros itens históricos. Antes do fechamento por conta da pandemia, ele registrava mais de 200 mil visitantes por ano.

“Temos trabalhado no resgate dos nossos equipamentos desde o início do ano, e ainda há bastante coisa a ser feita. Estamos agora nas tratativas para religação da energia elétrica em alguns locais, e a partir disso vamos sentar com toda a equipe para elaborar um calendário de eventos esportivos para Cabo Frio”, concluiu Flávia.

FÓRUM REGIONAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

Em fevereiro, Cabo Frio participou do Fórum Regional de Esporte Lazer e Juventude, realizado em Búzios. O evento, organizado pela secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, discutiu a retomada da vocação esportiva da região e o fomento do esporte como instrumento de inclusão social. Os secretários e gestores presentes se reuniram em uma grande mesa redonda para alinhar as próximas ações dos municípios.

APOIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

O Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, no bairro Santo Antônio, em Tamoios teve seus pontos críticos mapeados. No local foram feitas reformas no telhado e na parte interna, além de um mutirão de limpeza e pintura externa realizados pelos funcionários da pasta. O espaço recebia eventos de maneira esporádica até a paralisação das atividades por conta da pandemia, e hoje funciona como um dos polos de vacinação contra a Covid-19 no segundo distrito de Cabo Frio.

Ainda em Tamoios, o gramado do campo de futebol do bairro de Unamar foi totalmente recuperado, e mais um campo está em construção no Complexo da Fazenda Campos Novos. A quadra da praça do bairro também passou por melhorias realizadas em conjunto com outras equipes da Prefeitura.

“Essa união com participação da sociedade civil vem sendo primordial na preparação de Tamoios, tanto na área turística quanto esportiva, para quando este momento de pandemia passar. Tenho certeza de que, quando tudo voltar ao normal, estaremos em um novo momento e faremos diversas atividades com bastante segurança e qualidade”, afirmou o secretário-adjunto de Turismo, Esporte e Lazer em Tamoios, André Carvalho.