Aloha Spirit vai promover conscientização ambiental

Campeonato começa nesta sexta-feira (23) com campanha de coleta de lixo na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ)

Mais de dois mil atletas confirmaram presença na terceira e última etapa do Aloha Spirit Festival, um dos maiores campeonatos de esportes aquáticos do mundo, e que acontecerá na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), a partir desta sexta-feira (23). O campeonato segue até domingo (25). A abertura do evento será com uma campanha de conscientização ambiental, com coleta de microlixos na orla, realizada em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, QArt, Prolagos, Seu Lixo Meu e Porto Real.

“A gente entende que esportes praticados no mar têm tudo haver com preservação do meio ambiente. Por isso, essa é mais uma das novidades que o Aloha Spirit está trazendo para a etapa de Cabo Frio. Será uma ação aberta ao público, realizada no dia 23, às 8 horas, entre o canto da Praia do Forte e a Praça dos Quiosques, pertinho da pista de skate. Quem quiser participar, é só chegar cedo e retirar o kit com camiseta e material nos quiosques da praça”, convidou João Castro, diretor da agência Ecooutdoor Sports Business, realizadora do Aloha Spirit, que tem patrocínio da Booking.com e Riachuelo, e apoio da Amarok, Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Inter TV e Aqua Sphere.

Além da campanha de conscientização ambiental, a décima edição do Aloha Spirit terá como novidade a realização da Beach Run, uma corrida de praia com percurso de 5 km, que será realizada no dia 24 junto com o pôr do sol, além das tradicionais modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia. A terceira novidade é que a etapa de Cabo Frio será válida para o Mundial de Stand Up Paddle, da Paddle League. Será a primeira vez que uma etapa do Mundial acontece no Brasil.

“Temos ainda algumas vagas abertas para algumas modalidades, e quem quiser participar é só chegar cedo na nossa arena, no canto da Praia do Forte, para garantir a inscrição”, informou João Castro.

Dividida em três etapas, (a primeira aconteceu em março, em Ilhabela, e a segunda em junho, em Brasília), o campeonato reúne grande número de atletas de várias partes do país, tanto amadores quanto profissionais.

“A etapa de Cabo Frio será uma das mais competitivas por ser a terceira e última deste ano. Além dos atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Sergipe, Paraná, Amazonas, Chile, Argentina e Uruguai, a competição também deve reunir um público muito grande entre equipe técnica e familiares dos competidores, já que a programação é bastante diversificada e familiar, com Festival de Cinema, Festa Aloha Spirit e shows”, explicou João Castro.