Alunos da Escola Municipal Edith Castro, em Tamoios, participam de projeto de educação ambiental

Alunos da Escola Municipal Edith Castro dos Santos, que fica no bairro Aquárius, em Tamoios, participaram de um projeto de educação ambiental nesta quarta-feira (11). Cerca de 30 alunos, de diferentes séries, assistiram a uma palestra sobre prevenção de doenças causadas por animais. A palestra foi ministrada pela coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde de Cabo Frio, que foi convidada a falar sobre o tema devido sua atuação no dia a dia no combate às zoonoses.

No encontro foram abordadas as principais doenças causadas por animais, como dengue, leptospirose, raiva, e até o popular “bicho de pé”, além, é claro, das formas de evitar cada uma delas. As crianças se mostraram bastante interessadas na palestra, e a participação delas foi constante, tirando dúvidas e fazendo a cada tema abordado, novas descobertas.

Um tópico que repercutiu perante os olhos atentos do público foi a esporotricose, uma doença causada por um fungo que atinge, principalmente, os gatos. Essa zoonose atinge também o ser humano. A princípio ela pode parecer um machucado de briga de gatos, por exemplo, mas ela pode matar os felinos se não for tratada.

Uma das alunas, Kailany de Aquino Silva, do 6º ano, falou o que ela achou da palestra e sobre essa doença.
“Eu gostei muito da palestra porque ela ensina muitas coisas que, às vezes, uma criança não sabe. Eu já vi um gatinho morrer dessa doença (esporotricose) e eu não sabia que isso era uma coisa que podia contaminar um ser humano”, disse ela.
O engajamento dos alunos do debate foi tamanho que a palestra tinha a previsão de durar 40 minutos, mas acabou tendo mais de 1 hora de duração. Outra aluna, Isabela Monteiro, do 6º ano, destacou a importância do projeto e que isso pode, quem sabe, motivar os alunos a estudar mais.

“Muito importante falar sobre essas doenças transmissíveis para o ser humano. Às vezes uma brincadeira inocente pode passar uma doença. Esse projeto é bom pra gente se aprofundar, pra gente estudar, no final a gente pode acabar virando um veterinário, por exemplo. Eu gostei muito”, destaca ela.

O projeto “Educação Ambiental Tamoios – Cabo Frio” é elaborado pelo Comitê de Bacia Lagos São João e executado pela Liga Desportiva das Comunidades Negras de Tamoios. O objetivo é levar consciência ambiental à comunidade. A programação ainda prevê uma ação de plantio de mudas nativas no Parque do Mico-Leão-Dourado em outubro.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.