Alunos da rede municipal recebem exposições itinerantes da Fiocruz

A partir desta segunda-feira (20), a Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, as exposições itinerantes “Nós do Mundo” e “Mini Darwin”. As mostras, que pertencem ao Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é oferecida aos alunos da rede municipal de ensino e encontra-se na Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt até o dia 31 de maio.
A exposição é aberta para alunos da unidade, bem como para estudantes das escolas Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Talita Hernandes Perelló e Professor Carlos Alberto Gomes De Carvalho. A expectativa é receber mais de 1.400 visitantes nesta etapa.
Na segunda fase, as exposições seguirão para a Casa de Cultura José de Dome – Charitas, onde ficarão abertas à visitação de toda a comunidade de 4 a 30 de junho, com entrada gratuita. O espaço cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h. De acordo com a coordenadora-geral da Cogetei, Bruna Knauf Teixeira, após o Charitas, as exposições irão para a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.
“A ideia é dar continuidade aos projetos já iniciados na Cogetei, porém ampliando a rede de parcerias e participantes com a possibilidade de levar essas exposições a outras escolas do município, contemplando também os alunos de Tamoios”, afirmou.

Sobre as exposições

A exposição “Nós do Mundo” é composta por painéis que discutem a relação do homem com a natureza, mostrando tanto o cenário mundial contemporâneo como algumas das soluções já existentes para o alcance de um desenvolvimento mais sustentável. Aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação do meio ambiente.

Já a exposição “Mini Darwin” apresenta uma expedição de crianças às Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, levando o visitante a redescobrir o trabalho de Charles Darwin, naturalista inglês autor da teoria da evolução das espécies por seleção natural. As exposições são conduzidas pelos professores Fábio Pereira e Luciano de Oliveira, diretores técnicos da Cogetei.