Alunos da UFRRJ realizam aulas de campo em Cabo Frio e participam de palestra sobre a geografia urbana da cidade

Nesta quinta-feira (22), um grupo de 29 alunos e dois professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou estudos de campo em alguns pontos importantes de Cabo Frio. Eles também participaram de uma palestra sobre a geografia urbana da cidade, promovida pelo professor Me. em geografia e coordenador-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) de Cabo Frio, Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves. O encontro reuniu os estudantes e os professores Dr. Andrews José de Lucena e Dr. Leandro Dias de Oliveira no auditório da Prefeitura Municipal.

O grupo chegou a Cabo Frio na quarta-feira (21) para a realização de estudos sobre a região das Baixadas Litorânea e Norte Fluminense. Os estudantes são dos cursos de Geografia, Hotelaria, Relações Internacionais e Administração e vieram com a finalidade de realizar pesquisas de campo em pontos importantes da cidade, como a Praia do Forte e o Boulevard Canal.  De acordo com Luiz Felipe, a proposta da visita é destacar o papel da cidade na região, sua centralidade econômica, turística e política, além da abordagem de demandas de ordem ambiental e social do município.

A palestra teve como tema “O município de Cabo Frio (RJ) e sua formação espacial-urbana: de uma pequena vila à centro regional das Baixadas Litorâneas”. Foram destacados aspectos das transformações do espaço urbano em Cabo Frio, a inserção na rede urbana e geografias central e periférica.

O palestrante abordou, ainda, as mudanças econômicas e socioespaciais da cidade: de polo salineiro à cidade de turismo-veraneio, bem como o panorama atual e os desafios do desenvolvimento urbano. Ele também falou sobre os impactos da economia do petróleo e as perspectivas para o desenvolvimento do município, em especial, a necessidade de planejamento urbano para as áreas periféricas.

Os estudantes seguem agora pela Estrada da Integração em direção a Rio das Ostras, onde realizarão novos estudos.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.