Alunos de Cabo Frio recebem certificados pela participação na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Aconteceu na manhã desta terça-feira (11), a cerimônia de premiação para os alunos que participaram da 14ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018. A cerimônia é um reconhecimento do esforço dos alunos que fizeram a prova. Foram entregues 56 certificados de participação para alunos do 4° e 5° ano e 12 menções honrosas para os participantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A entrega foi feita no auditório da Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, onde professores, alunos, dirigentes e familiares comemoraram a conquista. As provas têm como objetivo estimular o estudo da Matemática e descobrir novos talentos nas escolas públicas.

Durante o evento, a professora Tânia Cândido, do Apoio e Gerência do Ensino Fundamental I, contou a história “ O homem calculava”, de Malba Tahan. A história conta as aventuras de um calculista persa e os amantes de algarismos e jogos matemáticos que estavam presentes no auditório adoraram.

Segundo o secretário de Educação, Cláudio Leitão, é a partir do aumento do saber, em qualquer área do conhecimento que o estudante evolui. “Esse evento é importante pois ele nos dá a oportunidade de premiar e celebrar o esforço que os alunos fizeram. E serve também como um reforço para a relevância da Matemática, que está presente em praticamente tudo na nossa vida. Então, iniciativas como essa são fundamentais para despertar o interesse pelo saber ampliado” ressaltou o secretário.

Pela primeira vez, os alunos do Ensino Fundamental I, puderam fazer parte da 1° Olimpíada de Matemática destinado ao seu seguimento. Na Rede Municipal de Cabo Frio, 28 escolas participaram, com cerca de 2.500 alunos.

Samuel Cardoso, de 11 anos, que está cursando o 4° ano (Ensino Fundamental I) na Escola Municipal Maestro Rui Capdeville, ficou animado por participar da competição. “Fiquei nervoso quando fui fazer a prova, que passou bem rápido. Como eu gosto de matemática, estou bem feliz por ganhar o certificado. Foi minha primeira prova e já estou animado para participar de outras”, contou o menino.

Além dos alunos, os familiares que estavam presentes aproveitaram o momento para comemorar a conquista. Gabriel Leres, de 13 anos, aluno do 8° ano da E.M. Profª Márcia Franciscone estava acompanhado da mãe, Ivanilda Leres, que relatou que o apoio nos estudos sempre foi dado para o filho.

“Temos muito orgulho dele, damos apoio sempre, mas o mérito da conquista é todo dele. Na nossa família, a avó e a bisavó foram professoras, reconhecemos o esforço dos professores para alcançar esse objetivo”, disse a mãe orgulhosa do filho por receber uma menção honrosa.

A OBEMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o Apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC.