Animais adotados no Canil de Cabo Frio levam amor e alegria para novas famílias

Prefeitura de Cabo Frio reforça campanha de adoção animal; desde janeiro, 18 cães e 10 gatos ganharam novos tutores

Quando a Mel, uma cadelinha de três meses, toda branca e preta, que vivia no Canil Municipal de Cabo Frio, ganhou uma nova família, ela não passou apenas a viver em um ambiente seguro e rodeada de amor e carinho. Ela também levou vida nova e alegria para um lar que ainda sofria com a perda de um cãozinho de estimação, o Log, aos 14 anos de idade. Para a nova ‘mãe da Mel’, Priscila Assunção, o marido dela, Rodrigo, e a filha do casal, Ester, de 10 anos, moradores de Unamar, a adoção significou um novo começo em família.

“Não pensei duas vezes quando soube desta possibilidade oferecida pelo Canil. Estamos muito felizes com a adoção. O processo foi o mais tranquilo e feliz possível. O atendimento foi maravilhoso, e o carinho com que a equipe nos tratou foi essencial para sairmos com nossa Mel”, diz Priscila, que ficou sabendo há algumas semanas da possibilidade de adoção no Canil Municipal por uma amiga, que viu a divulgação nas redes sociais da Prefeitura de Cabo Frio.

Além da Mel, outra cadela, a Pantera, também se despediu dos companheiros do canil recentemente ao ser adotada por Suzana Domiciana, moradora de Unamar. Suzana conta que o marido, Cláudio, e o filho, Davi, são apaixonados por animais e já estavam pensando em adotar um cão, quando souberam, por meio de um parente, que o Canil Municipal de Cabo Frio estava aberto para adoção.

“Assim que chegamos, fomos recebidos de forma acolhedora por toda a equipe. Levamos os documentos necessários e hoje nossa família está completa com a chegada da Pantera. Meu filho ficou muito emocionado quando nossa pretinha chegou em casa. O processo de adoção é bem simples. Indico que todos façam uma visita no local”, conta Suzana.

Com o objetivo de dar um novo lar para cães e gatos abandonados, a Prefeitura de Cabo Frio está reforçando a campanha de adoção animal promovida pelo Canil Municipal da Fazenda Campos Novos, em Tamoios. Desde janeiro, 18 cães e 10 gatos ganharam novos tutores. E a cada dia chegam novos animais. Ao todo, cerca de 200 estão disponíveis para adoção no local.

Tudo o que cães e gatos merecem é um lar amoroso. E nada mais comovente do que histórias de adoção com um final feliz. Se, por um lado, os humanos abrem as portas de suas casas, e alguns até cedem um espaço em suas camas, por outro, eles também recebem muito em troca.

Desde que o atual governo assumiu, em janeiro deste ano, o local ganhou atenção e os animais passaram a receber um tratamento especial antes de serem disponibilizados para a adoção.

Assim que são resgatados, eles passam pela avaliação de veterinário para identificação de alguma doença infecciosa. Também são vermifugados. Os bichinhos ficam separados durante um tempo para se acostumarem ao ambiente e depois se juntam aos demais, para que se entendam uns com os outros. As cenas de abandono registradas em governos anteriores agora dão lugar à alegria.

“As pessoas estão vindo no canil para adotar, e isso é muito importante para ajudar a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Os animais de rua já passaram por muito sofrimento e tudo o que precisam é de um lar para serem felizes de verdade. Não há recompensa maior do que vê-los alegres e saudáveis depois de receberem uma boa dose de cuidado e carinho. Ainda tem muito animal aqui precisando de um lar. Então, não compre, adote”, convoca Maria do Carmo Dutra, a Carminha, superintendente municipal de Defesa dos Animais.

Quem tiver interesse em adotar cães e gatos pode procurar o Canil Municipal da Fazenda Campos Novos, em Tamoios. São machos e fêmeas, adultos e filhotes. O canil funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para adotar é preciso ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade, além de apresentar um comprovante de residência, documento com foto e telefone de contato.

Após a adoção, os administradores do canil mantêm contato permanente para acompanhar as condições do animal em seu novo lar. As adoções também podem ser realizadas durante a Feira do Produtor Rural, que acontece duas vezes por mês no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos. A próxima será realizada no dia 30 deste mês de maio. A Fazenda fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 124, em Tamoios.