Aproximadamente 8 mil pessoas participaram do Dia do Desafio em Cabo Frio

Alongamento, jogos recreativos, hidroginástica, canoagem, caminhada, surf, musculação, e muitas outras atividades marcaram o Dia do Desafio em Cabo Frio. A mobilização aconteceu nesta quarta-feira (29), e de acordo com  levantamento da Secretaria de Esportes e Lazer apontou que 7.818 pessoas toparam participar dessa disputa entre cidades, que incentiva os participantes a praticarem 15 minutos de atividade física, e ao mesmo tempo estimula hábitos saudáveis.

O Dia do Desafio no município foi organizado pela Secretaria de Esportes juntamente com a Coordenação de Educação Física da Secretaria de Educação e colaboradores, como academias, escolas particulares, grupos de canoagem, alunos da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), associados da Coordenadoria da Pessoa Idosa (Cogepi), além de pessoas que praticaram atividades físicas por conta própria e informaram aos organizadores. Foram oferecidas mais de 15 modalidades em diversos pontos da cidade como escolas, praças, praia e ginásios.

“É muito satisfatório ver o envolvimento das pessoas no desafio. Foram quase oito mil pessoas praticando atividades físicas. Estamos muito felizes com o resultado. Vamos compilar as informações para enviar para a Coordenação Regional do Dia do Desafio e aguardar a apuração”, contou Marta de São Paulo, diretora de Projetos da Secretaria de Esportes e Lazer informando ainda que o resultado será divulgado no dia 5 de junho no site www.diadodesafio.org.br.

Segundo o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, professor Tiago França, a maioria das participações em atividades aconteceu nas escolas da rede municipal. “As escolas se mobilizaram e entenderam o objetivo proposto que era além da disputa a conscientização sobre a adoção de hábitos saudáveis. O dia foi muito proveitoso”, comemorou ele.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é uma campanha de confronto de cidade contra cidade, com base em número de habitantes similar, de acordo com as sete categorias estabelecidas. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes que pratiquem na data, 15 minutos de atividade física, em relação a sua população total vence o desafio, que é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira de maio. Ao todo, 14 países participam da disputa nesta 25ª edição.

Além de competir entre si, as cidades que foram sorteadas no Dia do Desafio têm mais um objetivo: melhorar sua colocação no ranking Cidade + Cidade, que soma o número de participantes do evento em cada uma das sete categorias definidas pela quantidade de habitantes. Com os resultados de 2018, a dupla Cabo Frio/Mariara está em 90º lugar na categoria 5, que engloba municípios com a população entre 100 mil e 249.999 habitantes.