Artistas de rua são convocados para pré agendamento e cadastramento da alta temporada

A Secretaria Municipal de Cultura convoca artistas de rua que queiram trabalhar durante a alta temporada nas Praças da Cidadania, na Praia do Forte, e São Benedito, na Passagem, para o cadastramento e pré agendamento. Os procedimentos serão feitos entre os dias 13 e 20 de dezembro no Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb, de 14h às 17h. Os interessados devem levar duas fotos 3×4 e a carteira de identidade.

Após o cadastramento e pré agendamento, a Secretaria irá organizar as datas e divulgar o agendamento juntamente com a entrega da autorização oficial no dia 21 de dezembro, também no Teatro Municipal, às 10h. A convocação partiu das emendas que foram aprovadas na Lei do Artista de Rua pela Câmara de Vereadores na última semana. São elas:

“§ 3º Quanto à utilização da Praça da Cidadania, no período da alta temporada, fica estabelecido que os artistas de rua farão o cadastro e agendamento de datas e locais de apresentação diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura/SECULT, que irá autorizar a intervenção artística, a fim de promover o devido compartilhamento do espaço, utilizando-se como critério de agendamento a prioridade para o artista local cadastrado.

  • 4º Quanto à utilização da Praça São Benedito, em qualquer mês do ano, fica estabelecido que os artistas de rua farão o cadastro e agendamento das datas de apresentação diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura/SECULT, que irá autorizar a intervenção artística, a fim de promover o devido compartilhamento do espaço, utilizando-se com critério de agendamento a prioridade para o artista local cadastrado.
  • 5º As autorizações serão emitidas para a utilização do centro da Praça São Benedito, sendo único local disponível para as manifestações artísticas”.

O estreitamento do diálogo entre a Secretaria de Cultura, Coordenadoria de Posturas e Poder Legislativo culminou nas mudanças da lei que até então não amparava o trabalho dos artistas nas praças mais movimentadas na alta temporada. Segundo a Secretária de Cultura Meri Damaceno, esse diálogo se mostrou importante a partir do momento em que os artistas explicaram que estavam deixando de faturar durante o período de maior movimento na cidade. “Se esse diálogo não acontecesse durante mais um ano, eles (artistas) iam acabar sendo desrespeitados e constrangidos enquanto trabalhavam com o que sabem. Agora, com o cadastramento e pré agendamento, vamos conseguir organizar tudo para que eles possam trabalhar com o respeito merecido”, pontuou a secretária.

Para o artista circense Sollano Gomes Vasconcellos, com o amparo do poder público o artista poderá se colocar com mais propriedade e confiança nos espaços públicos, sem a preocupação de passar por constrangimentos . “A aproximação entre os artistas e o poder público é de suma importância para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade, levando em consideração que a classe artística é um fator influente na movimentação de renda e de turistas na cidade”, comentou Sollano.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.