Boletim de Oportunidades Acadêmicas oferece 170 vagas para cursos gratuitos

Inscrições devem ser feitas pela internet

Quem está em busca de cursos de formação gratuitos e editais de fomento e pesquisa deve ficar atento à segunda edição do BOA: Boletim de Oportunidades Acadêmicas. Lançado no último dia 3 de fevereiro pela Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, o BOA é uma nova ferramenta de política pública que dá ao cidadão cabo-friense a possibilidade de crescer cientificamente na carreira e no mercado. As publicações acontecerão sempre nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura (redes sociais e aba de notícias do site).

Confira algumas oportunidades:

• PROGRAMA DE TREINAMENTO SERRAPILHEIRA (50 VAGAS)
    O Programa de Treinamento Serrapilheira / ICTP-SAIFR (Serrapilheira/ICTP-SAIFR Training Program in Quantitative Biology and Ecology) em Biologia Quantitativa e Ecologia treinará jovens brasileiros e outros cientistas latino-americanos para pesquisas de classe mundial em biologia e ecologia. Os cursos gratuitos serão dados pelo Instituto Serrapilheira. As inscrições vão até dia 3 de maio. Mais informações: https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram/
  • PROCESSO SELETIVO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO IFF DE ARRAIAL DO CABO (120 VAGAS)
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) tornou público o Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira integrada ao Ensino Médio, para o ano letivo de 2021, que terá início a partir de julho deste ano.

O processo seletivo de classificação de candidatos, mediante a realização de prova, e abrangendo conteúdos de disciplinas do Ensino Fundamental, visa preencher um total de 1.644 vagas em diferentes cursos nos campi do IFRJ (são nove unidades), sendo 50% delas para Ampla Concorrência (AC) e os outros 50% para o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas. É necessário apresentar como escolaridade mínima o Ensino Fundamental completo. Para Arraial do Cabo são 120 vagas.

A inscrição para o processo seletivo será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ e na página do Instituto Universal de Desenvolvimento Social – IUDS, do dia 08 de março ao dia 15 de abril de 2021, exclusivamente via internet.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 50, mas os candidatos poderão solicitar isenção entre os dias 08 e 19 de março de 2021, mediante a escolha da opção no Formulário de Inscrição/Isenção, acessando a página do IUDS. Podem solicitar a isenção os candidatos que são estudante da rede pública ou inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Outras informações no link: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-tecnico/processo-seletivo-educacao-profissional-tecnica-nivel-medio-cursos