Cabo Frio capacita 64 novos Agentes Comunitários de Saúde

Profissionais irão reforçar o atendimento na Atenção Básica do município

Com o objetivo de investir em infraestrutura e capacitação das equipes para ampliar e reforçar o atendimento da Atenção Básica na saúde do município, a Prefeitura de Cabo Frio formou, na manhã desta quinta-feira (17), 64 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Seguindo todos os protocolos de segurança e higiene para controle e prevenção da disseminação da Covid-19, os profissionais receberam o diploma de conclusão do curso. Esse grupo reforça a equipe 226 agentes que já atuam no município.

O Agente Comunitário é a ligação entre o paciente e a unidade de saúde dos bairros. De acordo com a Secretaria de Saúde, quanto mais efetivo o atendimento na Atenção Básica, melhores são os indicadores, qualidade e a resolutividade dos serviços de saúde na cidade.

Essa é a premissa do governo municipal, que desde do início do ano está investindo no atendimento e na qualificação das equipes das Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família.

Com o curso, eles estão capacitados, por exemplo, para realização de diagnóstico demográfico e sociocultural, para o detalhamento das visitas domiciliares de acolhimento e acompanhamento e para coleta e registro para controle, além do planejamento das ações em saúde e mobilização da comunidade.

O grupo foi recepcionado pelo secretário de Saúde, Felipe Fernandes, pela secretária adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Erika Silva Borges, e sua assessora, Leila Tomazinho.

Para Felipe Fernandes, o momento é mais um marco histórico na gestão dos serviços e no cuidado para a população, transformando a saúde básica da cidade.

“Durante muitos anos os agentes não foram vistos e valorizados pela Prefeitura. Nossa gestão quer mudar isso. Estamos com projetos para estruturar essa categoria. Entendemos que os agentes são instrumentos essenciais para saúde pública de Cabo Frio. Estou aqui, hoje, representando o município, para mostrar que queremos estar com vocês e valorizamos a atuação e a dedicação com cada paciente”, disse Felipe.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.