Cabo Frio inaugura primeiro trecho da trilha de longo percurso

Ao todo serão 53 Km ligando o limite com Arraial do Cabo até o limite com Casimiro de Abreu, em Barra de São João

Já está aberta para visitação do público um dos sete trechos da Trans Cabo Frio, a primeira trilha da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Percurso no Brasil. A inauguração aconteceu neste domingo (18) em comemoração aos 10 anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb.

O prefeito José Bonifácio participou da programação ao lado do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, e do secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes.

O projeto total tem cerca de 53 Km, começando no limite com Arraial do Cabo e terminando no limite com Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. O trecho inaugurado tem cerca de 7 Km, começando na Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro, e segue pela Praia Brava, Ponta do Chapéu e Caverna dos Escravos. No meio caminho há ainda a opção de acessar a trilha do Farol da Lajinha.

De acordo com a superintendente de Turismo da Prefeitura de Cabo Frio, Luane Ferreira, a intenção é tentar inaugurar todos os sete trechos ainda este ano.

“Nossa expectativa é que tudo esteja pronto até o final do ano. Agora, por exemplo, estamos trabalhando no trecho da Praia das Conchas”, explicou Luane.

TRILHAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS

A superintendente de Turismo de Cabo Frio lembrou, ainda, que as trilhas terão trechos para caminhadas, mas também para ciclismo.

“Esse trecho inicial que foi inaugurado já está sinalizado para caminhadas. O trecho que será para bicicleta ainda vai receber sinalização. Mas é importante destacar que todas as placas foram confeccionadas dentro do conceito de sustentabilidade. As madeiras utilizadas foram reaproveitadas do deck do Mirante do Arpoador. São pequenos pedaços que não serviam mais para o deck, mas que não estavam tão ruins para utilizarmos nas placas de sinalização. A mesma coisa acontece com a tecnologia do QR Code, que também adotamos”, explicou Luane.

INVESTIMENTO EM ECOTURISMO

O secretário Municipal de Turismo em Cabo Frio, Carlos Cunha, frisa que o investimento em ecoturismo é uma das prioridades do atual governo cabo-friense. E que a criação da Trans Cabo Frio reforça a intenção da cidade em ter novos atrativos ecológicos e sustentáveis.

“Essa trilha de longo percurso compõe o que chamamos de corredor litorâneo de Cabo Frio. A ideia é possibilitar aos usuários um contato direto com a natureza de forma consciente, fortalecendo o município como destino para o ecoturismo”, explicou Carlos.

Ele lembrou, ainda, que outro objetivo da trilha de longo percurso é propor ao trilheiro uma meta continuada, de forma que ele permaneça na cidade até completar todo o percurso, ou que estimule o retorno para conclusão do trajeto em outra ocasião.

“Desta forma, fomentamos a geração de trabalho e renda através da cadeia de serviços que os trilheiros utilizam como hospedagem, transporte, alimentação e guiamento especializado”, concluiu.