Cabo Frio investe em ações de turismo histórico

Com o objetivo de mostrar que as belezas de Cabo Frio vão muito além das praias, a Prefeitura Municipal, por meio Secretaria de Turismo, está investindo em diversas ações de incentivo ao turismo histórico, tanto para moradores quanto para visitantes. As atividades fazem parte de um calendário anual, lançado em janeiro deste ano pela Superintendência de Turismo Histórico e Social, que contempla projetos desenvolvidos desde 2017, agora em novos formatos, além de algumas novidades.

Durante todo o mês, quem visitar espaços como Forte São Mateus, Morro da Guia, Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Fonte do Itajuru e Charitas será atendido por historiadores e terá acesso à história desses locais. Os atendimentos, no entanto, obedecem um calendário.

– TODA TERÇA-FEIRA

Das 9 às 13h – atendimento histórico no Forte São Mateus

Das 15 às 17h – subida guiada ao Morro da Guia (concentração em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional)

– TODA QUARTA-FEIRA

Das 9 às 18h – atendimento histórico da igreja de Nossa Senhora da Assunção (matriz)

– TODA QUINTA-FEIRA

Das 9 às 13h – atendimento histórico no Forte São Mateus, Fonte do Itajuru e Charitas

Além dessas ações, a Superintendência também promove o projeto Caminhos da História, uma visita guiada aos principais pontos históricos de Cabo Frio, oferecida aos alunos de escolas públicas e particulares da cidade, com roteiros náuticos ou em ônibus, sempre às quartas-feiras. Para participar, os professores devem fazer agendamento prévio pelo (22) 99951-0293 (telefone e whatsapp).

Já o Pôr do Sol Histórico ganha uma edição extra. Realizado no Morro da Guia sempre na última sexta-feira de cada mês (dia 29 de março), a partir de agora ele acontecerá, também, em frente à lagoa na Praia do Siqueira, considerado o recanto com o mais belo pôr do sol de toda a cidade. A ideia é que esta edição extra aconteça sempre na segunda sexta-feira de cada mês, no entanto, devido ao carnaval, excepcionalmente em março ele acontecerá no dia 15.

“O Pôr do Sol Histórico é um complemento do Caminhos da História, lançado no primeiro semestre de 2017. A ideia é reunir pessoas que queiram desfrutar de um belo pôr do sol, e ainda conhecer um pouco da história local, com um toque de música e poesia. São sempre encontros temáticos. Na primeira edição, por exemplo, tivemos músicas de Tim Maia, e poesias do nosso grande poeta Victorino Carriço”, explicou Paulo Cotias, superintendente de Turismo Histórico e Social, lembrando que o evento pode ser adiado em caso de chuva.