Cabo Frio lança Selo do Produtor Rural

Gêneros produzidos pela agricultura familiar local passam a ter autenticação municipal

A Prefeitura de Cabo Frio lançou neste domingo (16) o Selo do Produtor Rural, no Parque de Exposições de Tamoios. O lançamento aconteceu em mais uma edição da Feira do Produtor Rural, que é realizada quinzenalmente. O selo cabo-friense é uma autenticação que garante a procedência dos produtos, assim como o cultivo e a produção dos gêneros alimentícios e artesanatos no município.

O evento contou com a presença do prefeito José Bonifácio, diversos secretários municipais, dos vereadores Davi Souza e Oséias de Tamoios, entre outras autoridades.

Com a finalidade de garantir a origem e divulgar os produtos da agricultura familiar de Cabo Frio, o Selo do Produtor Rural está presente em todos os materiais comercializados na feira, e também exposto em cada barraca previamente cadastrada.

O prefeito José Bonifácio realizou a cerimônia de entrega do selo e destacou a alegria de ver o funcionamento do Parque de Exposições de Tamoios e da Feira do Produtor.

“É uma alegria estarmos retomando esse espaço, na Fazenda Campos Novos, que é de toda a população cabo-friense, mas em especial do nosso produtor rural e dos artesãos. A partir de agora as pessoas vão levar os nossos produtos com esse selo, que divulgará a produção da zona rural de Tamoios. O selo e a Feira do Produtor Rural fazem o nome de Cabo Frio ir adiante, fazendo com que mais pessoas saibam o que é oferecido no local, e também que os produtos têm a procedência avaliada”, destacou o prefeito.

Para se cadastrar e receber o Selo do Produtor Rural, os agricultores e artesãos interessados precisam apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. Posteriormente ao cadastro, haverá o agendamento de uma visita técnica na propriedade utilizada para a elaboração dos alimentos e demais produtos. Durante a ação será averiguada a autenticidade dos cultivos. O cadastro é realizado no Parque de Exposições.

A secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, ressaltou a facilidade no processo de cadastro e a importância de ter os produtos catalogados.

“Esse selo vem para mostrar ao consumidor que Cabo Frio tem produtor rural. Uma área rural viva é uma área rural que produz. É importante que possamos dar essa ajuda ao nosso pequeno produtor, para que eles continuem produzindo. Uma dessas formas de auxílio é fazer com que eles possam escoar essa produção com a venda. A partir do momento em que o consumidor vê esse selo de exposição, ele pode dar preferência ao produto cultivado na agricultura familiar do nosso município, sabendo a origem e procedência”, disse a secretária.

A Feira do Produtor Rural acontece a cada duas semanas, das 10h às 17h, e é aberta ao público. A próxima edição será no dia 30 de maio. No local, artesãos, produtores de aipim, alface hidropônica, suculentas, laranja, limão, queijo, banana, farinha, dentre outros cultivos, comercializam os produtos.

No Parque de Exposições, os visitantes também podem aproveitar outras atividades, como bazar beneficente, feira de adoção de animais, comidas típicas, feira de livros, passeio de pônei, oficina de tênis de mesa, jogos de tabuleiro, e um circuito esportivo para crianças.

A Fazenda Campos Novos fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 124. Para acessar é obrigatório o uso de máscara, além de respeitar os protocolos de prevenção à Covid-19, entre eles, o distanciamento social.