Cabo Frio mantém serviço de adoção de animais durante a pandemia

Canil Municipal está de portas abertas para quem deseja um novo pet

Em tempos de isolamento social, ninguém precisa de provas científicas para saber que a companhia de um animal de estimação faz um bem gigantesco. Mesmo assim, um estudo feito pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Porto, Portugal, apontou benefícios ao adotar um mascote, como o alívio dos sintomas da depressão em apenas 12 semanas para pessoas que não respondem ao tratamento com terapia e antidepressivos.

Uma das explicações é a de que os animais neutralizam a anedonia, que é um dos principais sintomas da depressão, responsável pela perda da capacidade de sentir prazer ou interesse na maioria das atividades diárias. Os cães, em particular, podem aliviar a depressão forçando as pessoas a serem fisicamente ativas e incentivando a situações sociais.

Pensando no bem-estar dos animais e na saúde mental da população cabo-friense, o Canil Municipal da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, está de portas abertas, de segunda a sexta, das 9h às 16h, para quem deseja adotar um bichinho de estimação.

Ao todo 177 animais são cuidados no local, entre cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes. O canil possui 131 cães, sendo 84 fêmeas e 47 machos. Já o gatil, entre os 46 felinos disponíveis para adoção, 30 são fêmeas e 16 são machos.

Todos os animais recebem um tratamento especial antes de serem disponibilizados para a adoção. Assim que são resgatados, eles passam pela avaliação de veterinário para identificação de alguma doença infecciosa. Eles também são vermifugados. Os bichinhos ficam separados durante um tempo para se acostumarem ao ambiente e depois se juntam aos demais, para que se entendam uns com os outros.

O adotante precisa ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade, além de apresentar um comprovante de residência, documento com foto e telefone de contato. Após a adoção, os administradores do canil mantêm contato permanente para acompanhar as condições do animal em seu novo lar.

As adoções também podem ser realizadas durante a Feira do Produtor Rural, que acontece duas vezes por mês no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos. A Fazenda fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 124.

UM NOVO OLHAR PARA OS ANIMAIS

Assim que o novo governo assumiu a Prefeitura de Cabo Frio, em janeiro deste ano, o Canil Municipal passou por uma grande ação de limpeza e higienização. Cães e gatos passaram a receber atendimento e tratamento veterinário, além de alimentação em horários e quantidades adequadas. Desde o início do ano o local também passa por dedetizações constantes para combater ratos, pulgas e carrapatos.

Quem administra o local é Maria do Carmo Dutra, a Carminha, que além de cuidar diariamente dos animais, também realiza um bazar de roupas e diversos tipos de reciclagens para reverter o valor em ração, medicamentos e vacinas que ainda não possuem cobertura da Prefeitura. A cuidadora, que há mais de 30 anos dedica sua vida em prol dos peludos, é a atual superintendente de Defesa dos Animais.

“Quando comecei com essa vida de protetora dos animais tinha 22 anos de idade e cuidava deles nas ruas, pois não tinha espaço em casa para abrigá-los. Depois de 10 anos com essa atividade, mudei de casa e, mesmo sendo apaixonada por eles, ainda não pude cuidar porque vivia de vender salgadinhos por encomenda, e por conta dos pêlos e higiene, preferi separar as coisas”, relatou Carminha.

Após uma série de acontecimentos, ela decidiu ouvir seu coração. A cuidadora juntou todo o dinheiro da venda de salgados e conseguiu trocar de casa, especialmente para tratar de suas paixões. Quando se deu conta, havia mais de 20 cães e diversos canis construídos em sua própria casa.

“Tenho certeza que o prefeito José Bonifácio viu todo esse trabalho e por isso me convidou para administrar o Canil Municipal. Depois que observei a triste situação que se encontrava no local, não pensei duas vezes em aceitar o convite. Encontrei, junto da minha equipe, o canil em decadência e aos poucos estamos tentando sanar todos os problemas, deixando os animais com a dignidade que eles merecem”, finalizou a superintendente.

PROGRAMA DE CASTRAÇÃO ANIMAL

O novo olhar do governo no bem-estar animal não para por aí. Com o objetivo de reduzir a proliferação de animais de rua e impedir a propagação de doenças, a Prefeitura realiza, desde o mês de março, o Programa de Castração Municipal de cães e gatos (somente machos). Os agentes de controle de zoonoses fazem visitas domiciliares para cadastramento, avaliação e agendamento da castração, que é gratuita.

O programa já visitou cerca de 150 residências em Unamar e outras 100 no Canto do Forte, no local conhecido como Lido. Na última semana a ação passou pelo bairro Manoel Corrêa. As próximas paradas do programa serão no bairro do Jacaré, no primeiro distrito, e Santo Antônio, em Tamoios.

Para ter acesso ao serviço é necessário que o tutor do animal apresente documentos como identidade, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e Cartão Nacional do SUS. Esses dados serão utilizados para preencher uma ficha com a identificação do animal e a raça.

As informações serão encaminhadas para a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, que avaliará e marcará uma data para a castração do pet. Mas, para isso, é preciso que o animal esteja em condições físicas saudáveis, que o permita ser inserido no Programa.