Cabo Frio oferece atendimento online para a terceira idade durante a pandemia

Idosos recebem vídeos semanais com orientações de profissionais de Educação Física para a realização de atividades físicas

Como atender os idosos de forma segura em tempos de pandemia? Esse foi um dos desafios que o governo do prefeito José Bonifácio encarou de frente ao assumir a Prefeitura de Cabo Frio, em janeiro de 2021. Desde então, a Secretaria Municipal da Melhor Idade vem buscando formas de manter contato com este público, tirar dúvidas e prestar serviços de forma totalmente segura. Nos 100 dias de governo a pasta realizou 569 atendimentos, sendo 314 no primeiro distrito e 255 em Tamoios. Detalhe: tudo de forma online, via Whatsapp.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Delamar Sant’Anna, muitos idosos já usam o aplicativo para se relacionar com parentes e amigos, então, aproveitando essa familiaridade, a Secretaria da Melhor Idade, atualizou os dados cadastrais das pessoas assistidas, e criou grupos no Whatsapp, que já contam com 400 participantes.

“Todos recebem regularmente dois vídeos semanais realizados por profissionais de Educação Física, com aulas de alongamento, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Todas essas atividades foram adaptadas para que os idosos desenvolvessem protegidos nas próprias residências, além de se relacionarem por meio dos grupos de Whatsapp. Os exercícios visam evitar a perda de massa óssea, minimizando o ganho de peso corporal e evitando também o agravamento de doenças já existentes, além de prevenir lesões, quedas e depressão, uma vez que todos estão em isolamento social”, explica Delamar.

Ainda segundo ela, com o objetivo de preservar a saúde dos idosos e evitar a exposição ao coronavírus a Secretaria Municipal da Melhor Idade providenciou a reativação da linha telefônica (22) 3199-9236 para orientações, dúvidas e encaminhamentos.

Nos primeiros três meses do governo, em Cabo Frio e Tamoios, a Secretaria da Melhor Idade fez 185 cadastros para a emissão do cartão do estacionamento do idoso, dos quais foram entregues 128 novos cartões e 14 segundas vias. Ainda segundo Delamar, 43 aguardam a liberação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e em breve serão entregues aos solicitantes.

“Em 100 dias, as equipes da Melhor Idade de Cabo Frio e Tamoios realizaram 178 atendimentos em que foram solicitadas informações sobre direitos dos idosos, benefícios, oficinas e atividades desenvolvidas pela secretaria, além de orientações gerais. Além disso, realizamos 44 encaminhamentos de idosos para a Secretaria Municipal de Saúde, para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nossos técnicos atenderam a 65 pessoas, fornecendo orientações jurídicas e de assistência social. E via telefone, foram feitos 108 atendimentos”, contabiliza a secretária da Melhor Idade.

LAR DA CIDINHA

A Prefeitura de Cabo Frio, desde 17 de dezembro de 2020, passou a administrar a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Maria de Carvalho Gallo. Com isso, o Lar da Cidinha, como é mais conhecido passou a ser um equipamento da Secretaria Municipal da Melhor Idade. O Lar da Cidinha, desde o ano passado, funciona no prédio novo que fica na Estrada Velha de Búzios, entre os bairros Tangará e Jardim Peró. Atualmente, a instituição abriga 18 idosos. Todos eles já foram imunizados contra a Covid-19, assim como os 41 funcionários que trabalham no local.

“É um grande presente trabalhar em conjunto com a Dorinha na administração do Lar da Cidinha. Hoje, todos os idosos que moram na instituição tem total assistência médica, nutricional e psicológica. Eles foram os primeiros a serem imunizados contra a Covid-19, assim como toda a equipe que trabalha na instituição. A pedido do prefeito José Bonifácio, estamos sempre trabalhando para melhorar o atendimento no Lar da Cidinha”, finalizou.