Cabo Frio participa de encontro sobre o 21º Censo da População Infanto-Juvenil Acolhida no Estado

O município de Cabo Frio esteve representado na apresentação do 21º Censo da População Infanto-Juvenil Acolhida no Estado, nesta quinta-feira (18), por meio da Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O encontro foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no Centro do Rio de Janeiro.

O evento reuniu gestores municipais, conselheiros tutelares, entidades de acolhimento e demais órgãos que integram o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. Estiveram no encontro a coordenadora geral da criança e do adolescente, Adriana Garcia Nunes; as assessoras jurídicas da Cogecria, Karla Quintanilha e Maria Aurora Antunes Vilas, e a suplente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alcinéia Gama Mendonça.

Durante o encontro foram apresentados os dados do Censo e as inovações implantadas na interface do sistema do Módulo Criança e Adolescente (MCA). Além de algumas alterações e inclusões, o sistema também passou a contar com cruzamento das informações sobre a cor e a etnia das crianças acolhidas no Estado do Rio; a apresentação de dados sobre grupos fraternos; a apresentação dos motivos de acolhimento e desligamento do sistema de acolhimento; e o lançamento do censo no formato e-book, para download.

O censo do MCA é gerado semestralmente a partir do levantamento de dados de todas as crianças e adolescentes acolhidos no Estado do Rio de Janeiro. Com base nas informações do 21º Censo, o estado do Rio de Janeiro hoje tem 202 entidades sociais, com 1.746 crianças acolhidas. Desse total 167 estão aptas à adoção. Cabo Frio está presente nessa estatística, através do Abrigo Municipal Casa da Criança, com sete acolhidos de ambos os sexos e idade entre zero e dezoito anos, sendo dois aptos à adoção.

e acordo com Adriana Nunes, o evento tratou do marco legal da primeira infância, dos avanços e desafios, representando desta forma um suporte considerável para o serviço prestado pelo município: “Achamos importante o evento pelas informações sobre as estatísticas de crianças e adolescentes abrigados nos municípios do estado do Rio de Janeiro. Ficou clara, pela fala dos palestrantes, a importância da 1ª infância, além dos principais motivos de preocupação no desenvolvimento para que ocorra de forma saudável e promissora.”

A coordenadora destacou ainda a importância dos profissionais que trabalham neste campo: “As bases são fundamentais. Desta forma entendemos ser importante priorizar a criação e implementação de políticas públicas, bem como a previsão orçamentária e a valorização dos profissionais para que os avanços possam acontecer realmente”, observou Adriana.

Serviço:

Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria) – Rua Florisbela Roza da Penha, 292, Braga (sede da Semas).

Abrigo Municipal Casa da Criança – Tel 2646-5665