Cabo Frio promove a primeira edição do Projeto “Ciência para Todxs”

A Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) promove nos próximos dias 25 e 26 a primeira edição do Projeto “Ciência para Todxs”. O evento acontece no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) e no Costa Azul Iate Clube. Para participar da Conferência os interessados deverão realizar um cadastro preenchendo dados pessoais e escolher de quais palestras deseja participar. O evento é gratuito.

Clique aqui para preencher o cadastro

A 1ª Conferência sobre Planetas Extra-solares e Novas Terras tem o propósito de expor, discutir, informar e divulgar novas descobertas para o público em geral, alunos, professores, educadores, interessados em ciência e entusiastas da Astronomia e da exploração espacial.

A Conferência tem início no dia 25 de Abril, quinta-feira, às 18h, no Costa Azul Iate Clube, com a palestra “Admirável Mundo Novo”, ministrada pelo mestre em Ciência pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e escritor, Cleofas Uchôa. Em seguida os participantes poderão fazer observação dos astros em evidência com telescópio, organizada pela Equipe Rede Rio Astronomia.

No dia 26 de Abril, sexta-feira, a programação acontece no Mart, com três palestras, seguidas de observação. A primeira será “Homens e Máquinas na Exploração de novos mundos e além”, às 10h, com Marcelo Fernandes. Na parte da tarde, às 14h, “A importância da divulgação da Astronomia para o avanço da Ciência”, ministrada pelo Professor Doutor em Física do IFF Cabo Frio, Alexandre Peixoto. Às 15h, “O olhar curvo do espaço – O que aprendemos do eclipse de Sobral de 1919”, ministrada pelo Astrônomo do Mast, Museu de Astronomia e Ciência afins/RJ, Vladimir Jearim P. Suarez.

Fechando o dia, às 17h, acontece oficina para professores da rede municipal: O Relógio e o Sol. A Conferência encerra às 19h no Costa Azul Iate Clube, com a palestra “Anãs marrons e planetas gigantes – Semelhanças e Diferenças na vida dos objetos subestelares”, ministrado pelo astrônomo do Mast/RJ, Vladimir Jearim e aberta ao público. Por fim, haverá bservação dos astros com telescópio.

O estudo desses “Novos Mundos” pode fornecer pistas importantes sobre a formação, constituição e evolução do nosso sistema solar, da Terra e das formas de vida aqui existentes e por consequência sobre a humanidade. Cabo Frio se encaixa perfeitamente no contexto da popularização e divulgação da Astronomia. Sendo a maior cidade da região da Costa do Sol do Estado do Rio, referência em turismo no Brasil e sede desde 2003 de inúmeras iniciativas voltadas para divulgação da Astronomia, dentre elas o projeto “Astronomia no Museu”, referência no estado em popularização da Astronomia.

A pesquisa, estudo e divulgação dessas descobertas, abrem uma nova fronteira em praticamente todas as ciências naturais, Geologia, Geografia, Biologia, Climatologia e meteorologia, Botânica e toda a ciência planetária, incluindo a exobiologia, a ciência que estuda a possibilidade de vida fora da Terra.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.