Cabo Frio se prepara para o “Dia do Desafio”

Em sua 25ª edição, evento tem como objetivo estimular a adoção de hábitos mais saudáveis

No próximo dia 29 de maio, quarta-feira, será realizada mais uma edição do “Dia do Desafio”, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas. O Dia do Desafio é uma disputa entre cidades de 14 países diferentes da América Latina para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que uma simples competição de cidade contra cidade, a campanha busca promover integração e cooperação.

A campanha é coordenada pelo Sesc São Paulo e tem um objetivo simples: a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio, que é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira de maio.

No ano passado, as regras da competição mudaram. Os confrontos foram definidos por sorteio para uma competição trienal, que segue até 2020. Cabo Frio está participando na disputa enfrentando a cidade venezuelana de Mariara, que fica a cerca de 125 km da capital do país, Caracas.

Além de competir entre si, as cidades que foram sorteadas no Dia do Desafio têm mais um objetivo: melhorar sua colocação no ranking Cidade + Cidade, que soma o número de participantes do evento em cada uma das sete categorias definidas pela quantidade de habitantes. Com os resultados de 2018, a dupla Cabo Frio/Mariara está em 90º lugar na categoria 5, que engloba municípios com a população entre 100 mil e 249.999 habitantes.

Em Cabo Frio, as tarefas do Dia do Desafio serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com polos de atividades físicas por toda a cidade, com a participação de escolas da rede pública, associações de moradores e da população em geral.

Além dos polos de atividade específicos para o Dia do Desafio, os alunos dos projetos “Novo Cidadão” e “Vida Ativa”, ambos promovidos pela Prefeitura de Cabo Frio, e também sob coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer, também participam da campanha na quarta-feira.

“O importante é que todo mundo que participe de alguma atividade física no Dia do Desafio possa registrar essa participação, seja com fotos ou com vídeos, enviando pra nossa equipe aqui na Secretaria, que vai depois, encaminhar esses registros para a coordenação do Dia do Desafio no Brasil”, explicou a professora Marta de São Paulo, que está coordenando o projeto na cidade.

A ideia é, além de incentivar as pessoas a adotarem a prática da atividade física como parte da rotina diária, é a de melhorar a participação de Cabo Frio no ranking do Dia do Desafio. No ano passado, 7.663 pessoas foram registradas nas ações do evento na cidade. Mariara teve quase o triplo: 22.564 pessoas.

A relação final de locais disponíveis dos polos de atividades físicas do Dia do Desafio em Cabo Frio será divulgada na segunda-feira (27). Para enviar sua participação no evento, é simples: você pode fazer seu vídeo ou foto na prática de atividade física durante o dia e enviar para o WhatsApp da Secretaria de Esporte e Lazer: (22) 97403-6868. Se for postar na rede social de sua preferência (Instagram, Facebook, Twitter, etc.), as hashtags que devem ser colocadas são #DiadoDesafio e #CaboFrioRJ.

História

A primeira iniciativa que originou o Dia do Desafio foi em 1983, em Saskatoon, no Canadá. Em um inverno com temperaturas bem abaixo da média, o então prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a entidade The Association For International Sport for All (TAFISA) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da International Sport andCultureAssociation (ISCA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

As cidades que participam da disputa do Dia do Desafio são agrupadas de acordo com o número de habitantes, divididas em sete categorias:

Categoria 1 – até 9.999 habitantes

Categoria 2 – de 10.000 a 19.999 habitantes

Categoria 3 – de 20.000 a 49.999 habitantes

Categoria 4 – de 50.000 a 99.999 habitantes

Categoria 5 – de 100.000 a 249.999 habitantes

Categoria 6 – de 250.000 a 999.999 habitantes

Categoria 7 – acima de 1.000.000 de habitantes

Este ano, participam cidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.