Cabo Frio tem baixa adesão às campanhas de vacinação

Apesar de a vacina ser uma das grandes conquistas da medicina nos últimos tempos, Cabo Frio engrossa o rol nacional de baixa adesão às campanhas de vacinação, como é possível verificar nos dados sobre HPV e, até mesmo, contra a poliomielite e sarampo. Na primeira fase do HPV foram vacinadas 1.266 meninas e meninos de um público-alvo de 8.600 crianças na faixa etária de 9 a 13 anos, o que representa 14,7%. Na segunda fase, a situação é ainda pior: somente 886 imunizados contra a mesma meta inicial, ou seja, 10,30% da população total.

 

Em relação à poliomielite e ao sarampo o cenário também não é animador, apesar de a campanha ter começado há pouco tempo. Até o momento, foram imunizadas 1.980 crianças, sendo 977 contra a pólio e 1.003 contra o sarampo da meta inicial de 10.662 para cada doença. Os dados representam apenas 9,16% e 9,41%, respectivamente, do total.

“A vacinação de crianças e adolescentes é de inteira responsabilidade de pais e responsáveis, já que elas não vão sozinhas até as unidades. Em relação aos adolescentes, os pais precisam garantir que eles tomem a dose e, não, apoiar a resistência do filho, que não tem a perfeita noção da importância dessa medida, que pode inclusive salvar a vida dele. Se não as imunizarmos damos chance para que algo pior aconteça, desde o retorno de doenças antes erradicadas e com risco de contaminação da comunidade, até a morte”, sentenciou o médico Beto Nogueira, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

 

Atualmente, o Ministério da Saúde preconiza 19 vacinas para o público em geral, sendo 13 distribuídas desde ao nascer até quatro anos de idade; quatro para adolescentes de nove até 19 anos, e quatro para adultos a partir de 20 anos. O esquema vacinal nacional é complexo, composto de duas ou três doses e algumas delas com um ou dois reforços e, por isso, é imprescindível a apresentação da caderneta em todas as idades.

Vale destacar que nos últimos anos, o Programa Nacional de Imunização (PNI) garantiu a oferta de vacinas eficazes e seguras para diversos grupos populacionais que são focos de ações de imunização como recém-nascidos, crianças, população indígena, adultos e idosos.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.