Cabo Frio terá ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Pensar no futuro é agir agora”, Cabo Frio vai comemorar a Semana do Meio Ambiente em grande estilo, com a realização de uma série de ações envolvendo diversos órgãos parceiros e alunos das escolas públicas e particulares da cidade. A programação acontecerá entre os dias 4 e 10 de junho com participação aberta ao público.

Cabo Frio participa de Workshop Bandeira Azul no Guarujá

Tudo pronto para Cabo Frio ter a primeira praia com Bandeira Azul

Ilha do Japonês passa por estudo de capacidade de carga

O Horto Municipal, no bairro Portinho, será o grande palco das comemorações, recebendo alunos de escolas da rede municipal de ensino para piqueniques ecológicos, Eco Oficinas Sustentáveis de reciclagem, de coleta seletiva, de compostagem e reaproveitamento de óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão ecológico, além da presença de um laboratório móvel para análise da água. Essas ações serão realizadas nos dias 4, 6 e 7 de junho. Já nos dias 8, 9 e 10, as orquídeas serão a grande atração no Horto Municipal, com plantio, exposição e feira de comercialização, por conta do Orquidário Imperial.

Mas é no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, que está programado o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Coordenadoria do Meio Ambiente, no Horto Municipal, com a presença de representantes dos órgãos parceiros como Comsercaf, Prolagos, Projeto Albatroz e Universidade Veiga de Almeida e a realização de Mostra de Projetos Ambientais.

No dia 6, uma equipe do Grupo Manunten Sub Mergulho fará recolhimento de lixo submerso no Canal Itajuru, na região localizada em frente aos bares e restaurantes do Boulevard Canal. Outra atração neste dia será a Ação Sustentável, com plantio de um bosque de aroeiras no local do antigo estacionamento da Ilha do Japonês, com a participação de alunos das escolas da cidade, seguida de caminhada ecológica até o Farol da Lajinha, no Parque Municipal da Boca da Barra, com observação de pássaros.

Local: HORTO MUNICIPAL DE CABO FRIO

De 4 a 10 de junho de 2018 – Manhã e tarde

04/06 – Piquenique Ecológico com a Escola Municipal Domingos Gouveia; Mostra de Projetos Ambientais; Eco Oficinas Sustentáveis; Prolagos com Laboratório Móvel e o personagem ecológico Prolaguito, Consercaf com coleta seletiva, compostagem;Sabão ecológico feito com óleo saturado, e outros.

05/06 – Lançamento Pedra Fundamental – Construção sede da Secretaria de Meio Ambiente no Horto Municipal;

06/06 – Ação Sustentável – a partir das 9h. Recuperação ambiental do antigo estacionamento da Ilha do Japonês com plantio de bosque de aroeiras, caminhada ecológica e observação de pássaros;

06 e 07/06 – Piquenique Ecológico com a Escola Municipal Luis Lindenberg: manhã e tarde; Mostra de Projetos Ambientais; Eco Oficinas Sustentáveis; Prolagos com Laboratório Móvel e o personagem ecológico Prolaguito; Comsercaf com coleta seletiva, compostagem, sabão ecológico feito com óleo saturado, e outros.

09 e 10/06 – Exposição de Orquídeas e Eco-Feira Arte e Sabores, das 9h às 17h.

Todos os dias – Exposição de Orquídeas – Orquidário Imperial. Das 9h às 17h, plantio de Orquídeas nas árvores do Horto Municipal.