Cabo Frio terá duas feiras de adoção animal esta semana

A Superintendência de Proteção aos Animais da Prefeitura de Cabo Frio está preparando duas Feiras de Adoção para esta semana. A primeira vai acontecer na Praça Porto Rocha nesta quinta-feira (24), das 11h às 16h, e a outra será realizada no sábado (26) no estacionamento do Supermercado Extra, ao lado do Terminal Rodoviário Alexis Novellino, no mesmo horário. O evento tem o objetivo de encontrar um lar para os bichinhos que foram abandonados por seus donos e que, atualmente, se encontram sob os cuidados da equipe do Canil Municipal ou em casas de protetores.

Feira Agroecológica reúne alimentos cultivados por produtores da região

Feira de Adoção dá novo lar a 38 cães e gatos

Prefeitura resgata 58 animais após denúncia

Na feira desta quinta-feira cerca de 20 animais, entre cães e gatos adultos, estarão disponíveis para adoção responsável. No sábado o número de pets será o mesmo, porém serão disponibilizados cães e gatos adultos e filhotes. Todos os animais adultos são vermifugados, castrados e em boas condições de saúde. Já os filhotes com menos de seis meses ainda não estão castrados, mas poderão realizar o procedimento quando completarem a idade.

A adoção responsável é uma das prioridades da superintendente da pasta, Carol Midori. “Nós fazemos um acompanhamento mensal dos animais adotados durante os seis primeiros meses. Quando a pessoa adota ela preenche uma ficha, e através dos dados informações a equipe da Superintendência faz o contato pelo WhatsApp ou Facebook. Quando a pessoa não responde por nenhuma dessas plataformas, nós vamos até a casa da pessoa saber como está o animal”, explicou.

Carol lembrou ainda que todos os animais que vão para a feira de adoção recebem um microchip com informações dos novos donos, o que ajuda na identificação em casos de abandono. “Com base nas informações do microchip nós podemos até entrar com uma ação de abandono contra a pessoa que adotou o animal”, lembrando que na última feira realizada no Shopping Park Lagos (dia 19) foram adotados 15 animais. De janeiro a maio deste ano, 169 cães e gatos encontraram um novo lar. Em pouco mais de um ano (janeiro de 2017 a abril de 2018) foram realizadas 23 feiras com 570 animais adotados. Também foram verificadas 232 denúncias de maus tratos com 148 animais recolhidos. Quase 800 animais foram resgatados após denúncia de abandono e 839 foram castrados. Somente em 2017 mais de 21 mil animais foram vacinados contra raiva pela Superintendência de Proteção aos Animais.

Para adotar um animal de estimação é preciso ter mais de 18 anos e apresentar o original do RG, CPF e comprovante de residência. A Superintendência disponibiliza o telefone (22) 9.9237-6507 (apenas WhatsApp) para informações. Por esse canal também podem ser feitas denúncias de maus tratos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Superintendência fica nas dependências do Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.