Centenas de fiéis participam da Procissão de Ramos em Cabo Frio

Neste domingo (14) centenas de fiéis percorreram as ruas de Cabo Frio na tradicional Procissão de Ramos. O cortejo saiu do Convento Nossa Senhora dos Anjos e seguiu até a Matriz Auxiliar, onde foi dada continuidade a celebração dos preparativos para a Páscoa.

A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, mencionada nos quatro evangelhos da Bíblia Sagrada. Também haverá bênção dos ramos nas Missas das 18h e 20h.

Os preparativos para a Páscoa começaram no sábado (13), com uma celebração específica para as crianças na Matriz Auxiliar. Esta celebração teve como objetivo explicar para as crianças tudo o que acontece na Semana Santa: a entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), a Última Ceia e o Lava Pés e a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O dia terminou com Missa na Matriz Auxiliar e nas comunidades.

Programação

Na segunda-feira santa (15/04), às 19h, haverá a Santa Missa e logo em seguida a  Procissão do Fogaréu que tem sua origem na Espanha, e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. Com o apoio de um grande elenco, a procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua Morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Pela primeira vez, uma Via-Sacra solene foi preparada para a terça-feira santa (16). Às 19h30, toda a comunidade está convidada para este exercício espiritual pelas ruas do centro da cidade. Simultaneamente na paroquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco – São Gonçalo, o sr. Arcebispo Dom José Francisco e todo o clero de Niterói, estarão reunidos para a Missa dos Santos Óleos.

Quarta-feira santa (17), às 19h, Missa na Matriz Auxiliar, e por algumas ruas do centro da cidade ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora das Dores que nos levará a refletir as 7 Dores de Maria. Refletindo as dores de Maria vendo seu Filho único sendo preso e morto na cruz.

Na quinta-feira santa (18), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés – e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. Às 00h, haverá o Ofício de Trevas e a partir de 01h da manhã, continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.

A sexta-feira santa (19/04) sagrada e solene, ao mesmo tempo sóbria e austera. A Igreja, acompanhando os passos de Jesus Cristo, faz memória de sua Paixão e morte na Cruz. Às 09h, a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos, às 15h, Celebração da Paixão do Senhor, às 17h, As Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto.

Sábado santo (20), às 19h, Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição.

Foto: Helbert Machareth – PASCOM – PNSASSUNÇÃO

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.