Centro de Atendimento Pedagógico Durval Silva é inaugurado no Jardim Esperança

Unidade tem capacidade para atender até 300 alunos por semana

 

Inclusão, superação e memória. Estas foram as palavras que marcaram a inauguração do Centro de Atendimento Pedagógico (Cenape) Professor Durval Silva, na manhã desta terça-feira (02), no bairro Jardim Esperança. Este foi o terceiro Cenape inaugurado pela Prefeitura de Cabo Frio. Os três centros estavam fechados desde 2016. Cada unidade tem capacidade para atender de 250 a 300 alunos por semana, mediante encaminhamento das escolas municipais. Com a inauguração, a Prefeitura de Cabo Frio dá início ao trabalho da educação especial no município, que amplia sua capacidade de atendimento para até 900 estudantes por semana.

A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Adriano Moreno, do vice-prefeito Felipe Monteiro, do Secretário de Educação Cláudio Leitão, da Secretária-Adjunta Denize Alvarenga, da diretora da unidade Patrícia Serieiro e da equipe que atuará no Cenape, além de familiares do professor Durval Silva.

O prefeito Dr. Adriano Moreno relatou aos presentes sua relação com o homenageado, Durval Silva, que foi seu professor de matemática, e a importância da inclusão para a educação infantil. “Hoje é um dia de muita felicidade para mim, não só como prefeito, mas como cidadão. Eu fui uma criança que contou com a luta muito grande da minha mãe pela minha educação. Consegui superar todos os obstáculos a partir da oportunidade que tive. É esta oportunidade de superação que queremos dar a nossas crianças. Para meu orgulho este Cenape leva o nome do Durval Silva, que foi meu professor de matemática em aula de reforço, aula esta que me fez aprender e superar este desafio. Sou um exemplo vivo disso”.

O prefeito também destacou o trabalho da Secretaria de Educação, e anunciou novos projetos que estão em estudo pela Prefeitura. “A Secretaria de Educação está dando exemplo, enfrentando todas as dificuldades e, ainda assim, oferecendo às nossas crianças a oportunidade de se incluírem, de terem condições de obter o melhor para sua educação e seu futuro. Nestes oito meses de governo inauguramos duas escolas em Tamoios para mais de 1.200 alunos. Inauguramos três Cenapes. Além disso estamos em tratativa com o Governo do Estado para inaugurar uma escola técnica em Tamoios em tempo integral para 1.200 alunos e fechando parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para transformar o Café do Trabalhador em uma escola técnica para os jovens. Nada disso acontece de uma hora para outra, são apenas alguns passos que estamos dando para colocar a cidade no caminho certo ”, concluiu.

O secretário de Educação, Cláudio Leitão, ressaltou a necessidade da atuação dos Cenapes e informou que a Secretaria de Educação está se aproximando da meta de zerar o déficit da educação infantil. “Queria reiterar o nosso compromisso com educação inclusiva. A educação é a mola mestra, transformadora de nossa sociedade. Só assim podemos construir um futuro melhor para nossa cidade. Democratizar o acesso a esse complemento pedagógico é um dos nossos maiores objetivos, que é o de dar maior oportunidade às crianças de Cabo Frio à educação, e ao apoio pedagógico complementar. Informamos que ampliamos de cerca de 30 mil para quase 35 mil vagas nas escolas do município e a expectativa é de que até o fim do mês iremos zerar o déficit da pré-escola. Aumentamos em 30% a vaga de creches e para 2020 nossa meta é de zerar este déficit. Estamos implementando um grande processo de reforma e reparos nas escolas, com algumas obras em curso e outras na fase de planilhamento e processo licitatório. Queremos oferecer para o profissional da educação cada vez mais conforto, melhorar as condições de trabalho e estrutura para desenvolver cada vez mais o acesso à educação no município. ”

A Secretária-Adjunta, Denize Alvarenga, destacou o empenho da Secretaria de Educação em reabrir os Cenapes. “É o terceiro centro que entregamos à comunidade. É um espaço público que estava fechado, se deteriorando. Agora devolvemos ao bairro Jardim Esperança este centro, tão importante para permitir que nossas crianças possam ter na escola o aproveitamento que merecem, e para que as dificuldades de aprendizado sejam obstáculos menores para os alunos de Cabo Frio. Com respeito à história e a memória do professor Durval Silva, inauguramos este centro que atenderá ao Jardim Esperança e aos bairros adjacentes”.

A diretora do Cenape Durval Silva, Patricia Serieiro, destaca o desafio e a necessidade de acolhimento das crianças com dificuldade de aprendizado. “Recebi o convite da Educação e fui pega de surpresa com este grande desafio: o de reativar este centro de inclusão. Inclusão de todos: a minha, da comunidade escolar, da nossa equipe, de todos que merecem ser incluídos, para se sentirem parte da comunidade lá fora. Aqui acolhemos cada aluno. Já fizemos testes, encontros e estudos e formamos um grupo preparado e interessado em promover a inclusão de cada aluno, para estimular seu aprendizado e deixar este legado para o Jardim Esperança e os bairros próximos”.

Os centros vão oferecer atendimento especializado para alunos com transtornos funcionais específicos e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem, matriculados nas classes regulares do Ensino Fundamental, a partir do 1° ano de escolaridade e sem limite de idade. As unidades são coordenadas pela Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais (Sugeppe), através do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Os Cenapes têm por objetivo oferecer aos alunos, na perspectiva da educação inclusiva, oportunidades para o exercício da cidadania, assim como para a preservação da dignidade humana, para a busca da identidade e participação efetiva na sociedade.

As unidades contam com novos equipamentos e profissionais de diferentes áreas de atuação, como fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores. A escola é responsável pelo encaminhamento do aluno para atendimento no centro. As atividades, desenvolvidas no contraturno escolar, auxiliam os alunos a avançarem no aprendizado, trazendo um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Também contribuem para uma melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do contexto escolar.

O Cenape Durval Silva fica na Rua Durval Silva, s/nº, bairro Jardim Esperança.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.