Charitas recebe Workshop para atendimento de deficientes durante o Carnaval 2019

Oficina é gratuita e segue até quarta-feira (16) às 9h

Segue até amanhã (16), às 9h, na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, o I Workshop Básico de Abordagem e Atendimento à Pessoa com Deficiência no Carnaval Para Todos de Cabo Frio. A oficina é gratuita e as inscrições são abertas para todos os públicos através do e-mail carnavalparatodos.workshop@gmail.com.

A primeira parte do Workshop aconteceu nesta quarta-feira (15) e recebeu público diverso, além de guardas municipais e servidores públicos que estiveram atentos ao que era apresentado. A programação de amanhã é a mesma, para quem não pode comparecer, conseguir participar das palestras.

Presente no Workshop e mãe de uma menina com autismo, a vendedora Márcia Sampaio de Oliveira conta que a palestra sobre a doença da filha foi esclarecedora para sanar algumas dúvidas que ela ainda tinha sobre autismo. “Quando vi na programação que esse assunto seria abordado, não tive dúvidas que assistiria a essa palestra. Além disso, os outros assuntos foram todos muito pertinentes e ver guardas municipais na platéia também confortou meu coração de mãe que sabe que outras pessoas com deficiências diversas estarão nas ruas durante o Carnaval”.

A iniciativa faz parte do “Projeto Carnaval para Todos”, da Associação de Blocos Carnavalescos de Cabo Frio (Abacaf) e outras associações, visando a capacitação, prevenção e respeito aos direitos da pessoa com deficiência. Segundo o Superintendente de Cultura, Felício Batista, ver o salão principal do Charitas cheio de pessoas que querem aprender mais para ajudar o próximo está sendo recompensador. “A ajuda que essas pessoas vão poder oferecer durante o Carnaval, que é uma época de muito movimento nas ruas por conta dos blocos, é importantíssima. Sabemos que eles serão propagadores dessas informações para que mais pessoas com deficiência possam ser ajudadas durante os dias de folia”.

Programação:

9h – Abertura e apresentação da equipe

9h05 – Palestra: “A importância de conhecer o público alvo” com a psicóloga Symone Paredes de Castro

9h15 – Palestra: “Libras e o desafio de ser surdo” com a professora e intérprete de Libras Luciana Huguenin

9h45 – Palestra: “Autismo – Identificar, abordar e agir” com a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Cabo Frio (APPAA Casa Azul)

10h15 – Palestra: “Como abordar de forma prática uma pessoa com TEA” com a Associação Mães Coragem (AMAC)

10h45 – Palestra: “A Síndrome de Down não resume e nem define quem a pessoa é” com o Projeto Conviver e Aprender

11h15 – Palestra: “Abordando com humor situação que necessitam de atenção de pessoas com deficiência física e motora” com Elizabeth Marge

11h45 – Palestra: “Redes de apoio – A importância na (re) inclusão social” com Joelma Fidalgo e Josely Azevedo