Começa a mostra competitiva do 14º Festival Internacional de Dança

Está oficialmente aberta a mostra competitiva do 14º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio. Desta sexta-feira (7) até domingo (9) serão 76 grupos apresentando 268 coreografias com cerca de 600 bailarinos do Brasil e do exterior. O evento é organizado pela escola de Ballet Márcia Sampaio com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e acontece na Associação Atlética Cabofriense, no Centro de Cabo Frio.

Oficialmente, o evento foi aberto nesta quinta-feira (6), às 14 horas, com uma “Avant Première” do Projeto Escola, cujo objetivo é proporcionar a estudantes e educadores espetáculos especialmente elaborados com fins educativos e culturais. A mostra foi aberta a centenas de estudantes de várias escolas de Cabo Frio, e contou com coreografias elaboradas por escolas municipais e também em projetos sociais, além da presença do secretário municipal de Turismo, Radamés Muniz, representando o prefeito Dr Adriano. Antes, porém, foram promovidos cursos gratuitos oferecidos pelo corpo de jurados, composto pelos mais renomados profissionais da dança. Teve aulas de dança contemporânea, residência coreográfica, jazz, dança de salão e dança urbana, entre outras.

Entre as atrações do Projeto Escola, a Escola Municipalizada de Angelim foi aplaudida de pé e recebida pela diretora do evento Márcia Sampaio, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a comunidade. Também ganharam destaque o grupo de Dança da Escola Municipal Professora Catharina da Silveira Cordeiro, a turma da Escola Municipal Professor Renato Azevedo, e o Ballet Márcia Sampaio, que abriu as apresentações no primeiro dia da XIV edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio.

Já a mostra competitiva, que é um dos principais destaques do festival, tem início nesta sexta-feira (7), reunindo dançarinos de modalidades como clássico de repertório, ballet clássico, estilo livre, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, dança de salão e jazz. As competições seguem até o domingo (9) e serão divididas em apresentações solo, dupla, trio e conjunto, nas categorias infantil (9 a 11 anos), juvenil (12 a 14 anos), sênior (15 a 17 anos) e avançado (18 a 26 anos). Haverá premiação em troféu, em dinheiro (de R$ 300 a R$ 1 mil), certificado para todos os participantes, e duas semanas de aula com o corpo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o melhor bailarino e melhor bailarina.

O Festival Internacional de Dança faz parte do calendário anual de eventos de Cabo Frio e, nesta edição, conta com a participação de equipes de Goiás, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de 15 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Competidores da Argentina, Moçambique e Guiné Bissau também já garantiram a presença.

As apresentações são abertas ao público, com venda de ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Confira a programação da mostra competitiva:

07/09/2018 – (sexta-feira)

15h30 – Mostra competitiva de Estilo Livre – infantil e juvenil

16h30 – Mostra competitiva de Estilo Livre – sênior e avançado

18h – Mostra competitiva de Clássico Livre – infantil e juvenil

19h – Mostra competitiva de Clássico Livre – sênior e avançado

20h – Mostra competitiva de Dança Contemporânea

08/09/2018 – (Sábado)

16h – Mostra competitiva de Clássicos de Repertório (variações, pas-de-deux e conjuntos) – infantil e juvenil

18h – Mostra competitiva – Clássicos de Repertório (variações, pas-de-deux, grand-pas-de-deux e conjuntos) – sênior e avançado

19h – Mostra competitiva de Dança de Salão

09/09/2018 – (Domingo)