Começa oficialmente a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Cabo Frio

Nesta segunda-feira (17), às 10h, aconteceu a abertura oficial da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Cabo Frio. O evento lotou o auditório da Prefeitura e contou com a presença de diversas associações ligadas ao tema.

Integraram a mesa de honra o Prefeito Dr. Adriano Moreno; o Presidente do Conselho Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, William Von-Held; a Secretária da Assistência social, Marta Bastos;  o Secretário de Educação, Cláudio Leitão e o Vereador Vinicius Correa.

Durante a cerimônia William Von-Held entregou o Regimento Interno do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para ser aprovado pelo Prefeito. “É um momento muito importante, buscamos igualdade para todos. Agradeço ao Prefeito por sempre receber o Conselho no seu gabinete”, ressaltou William.

O Prefeito Dr. Adriano Moreno se comprometeu a lutar pela igualdade social. “Firmo com vocês a intenção de criar a Superintendência da Pessoa com Deficiência na próxima reforma administrativa. A partir de agora saibam que estamos lutando lado a lado em busca da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência”. Afirmou o Prefeito.

A Semana é realizada em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), celebrado no dia 21 de setembro. O evento busca dar visibilidade para questões como acessibilidade, inclusão social, acesso a políticas públicas e outras revindicações.

Estiveram no evento a Associação dos Deficientes de Cabo Frio, a Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae), a Associação de Surdos da Região dos Lagos e o Centro de Inclusão do Deficiente Visual da Região dos Lagos.

Seguindo a programação, amanhã, (18) acontece reunião solene do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 9h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Braga.

Programação

– 19 de setembro: palestra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – Cabo Frio.Tema: acesso ao mercado de trabalho em igualdade de oportunidades e condições justas. Palestrante: Cirlene Zimmermann, procuradora do Ministério Público do Trabalho. Às 9h no TRT – Cabo Frio na rua Poeta Vitorino Carriço, 331- Parque Burle.

– 20 de setembro: mobilização na Praça Porto Rocha, centro de Cabo Frio, às 15h. Após a mobilização as associações seguirão para a Câmara Municipal de Cabo Frio.

Presidentes das associações ocuparão a Tribuna Livre, na Câmara Legislativa Municipal às 18h.

– 21 de setembro: campanha de conscientização do uso de vagas especiais no Shopping Park Lagos, a partir das 14h.