Começam as atividades da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Primeiro dia é marcado por roda de conversa e lançamento de cartilha sobre o tema

Começaram nesta segunda-feira (13) as atividades da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Geral da Criança e do Adolescente, vai até a sexta-feira (17). A data é referência em todo o país no dia 18 de maio.

O primeiro dia de atividades foi marcado por uma roda de conversa na sede da Secretaria, com representantes da Assistência Social, da OAB, Conselhos Tutelares do Primeiro e Segundo Distritos e profissionais da Secretaria de Educação.  Durante a ação, foi lançada a cartilha “Seja grande protegendo os pequenos”. O material, elaborado em parceria entre a Coordenadoria Geral da Criança e Adolescente e o Departamento de Proteção Social Especial, explica de forma didática os conceitos de abuso e exploração sexual para que cada vez mais pessoas tenham consciência sobre o assunto, saibam identificar e denunciar.

“A semana começou com essa roda de conversa e prosseguirá com mais atividades. Hoje tivemos representantes de vários segmentos que trabalham com crianças, e deixou evidente a importância do trabalho em rede para, efetivamente, combatermos a violação de direitos, no que tange ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Concluímos que há necessidade de prevenção. Daí a importância da cartilha que lançamos hoje como meio de informação e orientação”, afirmou Adriana Garcia, coordenadora Geral da Criança e do Adolescente.

Programação:

Terça-feira (14): apresentação dos alunos do Cras João Nascimento (Tamoios), com canto e mostra de artesanato, distribuição de panfletos e orientação à população sobre a importância da conscientização.

Hora e local: Praça do Ginásio Poliesportivo (Rodovia Amaral Peixoto), a partir das 9h.

Quinta-feira (16): ciclo de palestras em parceria com a OAB, com participação de psicólogos, assistente social e advogados.

Hora e local: na sede da Assistência Social (Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, Braga), das 14h às 17h; e na sede da OAB Cabo Frio (Rua Ministro Gama Filho, nº 23 – Braga).

Sexta-feira (17): hasteamento da bandeira pelos alunos do Projeto “Futuro Guardião”, seguida de apresentação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do e Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (Cajef), além distribuição de panfletos e orientação à população.

Hora e local: Praça Porto Rocha, às 9h.

Todos os órgãos da pasta vão participar da programação do evento ao longo da semana: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Serviço de Família Acolhedora, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a Coordenadoria Geral da Mulher (Cogedim), a Coordenadoria Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria), os Conselhos Tutelares do Primeiro e Segundo Distritos de Cabo Frio e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).