Comitiva de Ílhavo fará visitas técnicas em pontos estratégicos de Cabo Frio

Cabo Frio se prepara para receber a comitiva de Ílhavo, Portugal, para a assinatura do convênio de cidades coirmãs. A delegação portuguesa, composta pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Antônio Caçoilo; da vereadora de Turismo, Fátima Teles; e do assessor da Presidência da Câmara, Antônio Leandro, estará na cidade a partir desta sexta-feira (17), onde participará de visitas técnicas e encontros a fim de formalizar acordos e tratar de boas oportunidades empresariais para ambas as cidades.

Na sexta-feira (17), a comitiva participará da Noite Bacalhau no Polo Gastronômico da Passagem, a partir das 19h. O evento é promovido pelos empresários do polo em parceria com a Comissão Cabo Frio – Portugal para celebrar a vinda da delegação. A festa acontece na sexta (17) e no sábado (18) com atrações típicas da cultura portuguesa.

No sábado (18), o grupo fará um tour marítimo entre as praias e ilhas da cidade, seguido por visita nos principais monumentos históricos da área central. No domingo (19), a comitiva participará de uma missa de Ação de Graças à assinatura do convênio, na Igreja Matriz Auxiliar, e visitará a Igreja Nossa Senhora de Assunção, considerada a sétima igreja mais antiga do Brasil. Além disso, a comitiva irá para a Rua dos Biquínis, onde fica o Polo de Moda Praia do Rio de Janeiro.

Na segunda-feira (20) haverá a visita técnica ao Cabo Frio Airport (Aeroporto Internacional de Cabo Frio) com apresentação do projeto de Condomínio Logístico previsto para a localidade. No mesmo dia, a comitiva irá participar de uma reunião com a reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Cabo Frio. Às 18h, será a assinatura oficial do Termo de Cidades Coirmãs. Na solenidade, haverá entrega do certificado às famílias de Ílhavo residentes em Cabo Frio e apresentação da cidade para os presentes.

Na terça-feira (21), a comitiva fará uma visita técnica nas salinas em operação da cidade e também na Praia do Peró, que ostentou a certificação de qualidade Bandeira Azul na última temporada. À noite, a visita técnica será no IFF, com palestra do presidente da Câmara de Ílhavo, Antônio Caçoilo e da vereadora de Turismo, Fátima Teles.

Sobre Ílhavo

Ílhavo é uma cidade localizada na Região Central de Portugal, com aproximadamente 40 mil habitantes. Assim como Cabo Frio, a cidade apresenta forte segmento de pesca e na economia do mar, que evoluiu para uma região de forte vocação turística marítima, do sol e das praias; na forte indústria têxtil associada à praia e aos desportos náuticos e na cultura do sal.

O estreitamente entre as duas cidades foi viabilizado pelos coordenadores da Comissão Cabo Frio – Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez. O objetivo é estreitar relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, a exemplo do que já está sendo feito com Huzhou, na China.