Comitiva de Ílhavo se despede de Cabo Frio nesta quarta

Visita firmou coirmandade entre as duas cidades

A comitiva de Ílhavo, Portugal, se despediu das terras cabo-frienses nesta quarta-feira (22). Durante a estadia, a delegação participou de encontros, visitas técnicas, palestras, além da solenidade que firmou a coirmandade entre as duas cidades. Com a visita, ficou definida a realização do Festival do Bacalhau de Ílhavo em Cabo Frio no mês de novembro. O evento é um dos mais tradicionais de Portugal. Também ficou combinada a visita de empresários e representantes do poder público cabo-friense na cidade portuguesa, cumprindo o protocolo de geminação entre os locais.

Na manhã desta quarta (22), a delegação composta pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que ocupa o cargo compatível ao de prefeito na política brasileira; pela vereadora de Turismo, Fátima Teles; e pelo assessor da Presidência da Câmara, Antônio Leandro; esteve no gabinete do prefeito Dr. Adriano, onde se despediu oficialmente do município.

“Hoje encerramos essa visita com grande emoção. Foram dias muito produtivos. Cabo Frio e Ílhavo são cidades parecidas, com a mesma vocação. Firmamos uma parceria entre dois povos que têm muita história em comum e o objetivo é que estejamos cada vez mais próximos no futuro”, afirmou o prefeito Dr. Adriano.

O presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, ressaltou a receptividade cabo-friense. “A visita comprova que as cidades têm muito em comum, não só a história, mas toda a receptividade, o sentimento de irmandade que nos une”, disse.

Já a vereadora de Turismo, Fátima Telles, se disse encantada com as belezas naturais de Cabo Frio. “Este foi o primeiro passo para a grande história que vamos construir em conjunto. Ter Cabo Frio como uma cidade irmã é uma honra, pois são locais muito parecidos e essa parceria só vai beneficiar ambas. Levando no coração a vontade de voltar”, contou.

A visita da comitiva teve desde passeios nos principais pontos turísticos da cidade até reuniões com autoridades e empresários. “Fizemos um receptivo para atender todas as demandas necessárias da comissão. Durante o fim de semana fizemos uma agenda mais informal com um tour pela cidade, onde também participamos de uma missa solene na Igreja Católica. Na segunda-feira iniciamos as visitas técnicas nas salinas e no aeroporto internacional, seguida de apresentação dos projetos empreendimentos previstos para a cidade e  da assinatura do convênio de cidades coirmãs. Ontem realizamos um café com empresários e encerramos a agenda com visita e palestra para alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF)”, destacou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

O estreitamente entre Ílhavo e Cabo Frio foi viabilizado pelos coordenadores da Comissão Cabo Frio – Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez, com o objetivo de cooperação das relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, a exemplo do que já está sendo feito com Huzhou, na China.