Comsercaf destina 4 toneladas de pneus para reutilização

Projeto “Logística Reversa” já recolheu mais de 940 toneladas de pneumáticos

Nesta sexta-feira (14), a Comsercaf vai encaminhar mais 4 toneladas de pneus para reciclagem. Por meio do projeto “Logística Reversa”, os pneumáticos recolhidos nas borracharias e ruas de Cabo Frio serão enviados à Reciclanip, empresa responsável pela reutilização dos materiais, localizada em São Paulo. Desde 2015, data em que a Prefeitura aderiu ao programa, mais de 940 toneladas já foram descartadas corretamente.

A ação acontece em parceria com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). A Comsercaf fica responsável por fazer a coleta e armazenamento dos materiais, até que a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente faça o agendamento do envio junto a Reciclanip.

Para fazer parte do programa os municípios precisam definir um local coberto e protegido de chuva para abrigar os pneus enquanto aguardam o recolhimento do material, e arcar com os custos da coleta e armazenamento. Não há contrapartida financeira, somente os benefícios ambientais.

“Os pneus demoram anos para se decompor e poderiam servir como criadouro de mosquitos ou hospedar outros vetores como ratos e baratas. Com o reaproveitamento, proporcionam economia de energia e recursos naturais” – explica Dario Guagliadri, presidente da Comsercaf.

Durante o processo de reaproveitamento, os pneus serão triturados. Na maioria das vezes, são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, mas podem ser usados ainda, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais e tapetes automotivos.

A população também pode colaborar com o programa, levando os pneus de descarte ao depósito da Comsercaf, localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva. Em casos de grande quantidade do material, a retirada pode ser programada pelos telefones (22) 2648-8906 ou 2648-8907, ou por e-mail: comsercaf@comsercaf.rj.gov.br.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.