Comsercaf leva alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte ao aterro sanitário “Dois Arcos”


Nesta sexta-feira (19), a Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo Frio) levou um grupo de estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte para conhecer o aterro sanitário “Dois Arcos”, local de destinação final dos resíduos sólidos coletados no município. A ação faz parte do cronograma de atividades do projeto “Comsercaf Vai à Escola”, na qual a instituição de ensino é piloto, que tem por objetivo transformar alunos em multiplicadores ambientais. O presidente da autarquia, Luiz Cláudio Gama, também visitou as instalações do local na manhã de hoje, acompanhado pelo Gerente do aterro, Agnelo Pinto.

Os sete alunos do ensino fundamental selecionados pela instituição escolar estiveram no aterro junto a duas professoras, uma inspetora e representantes da Diretoria de Meio Ambiente da autarquia. O grupo acompanhou o processo de tratamento recebido pelos resíduos no local, além de receber informações sobre a importância de realizar a separação da coleta seletiva em suas próprias residências, evitando que o material reciclável seja descartado no aterro junto a resíduos inutilizáveis.

“Explicamos aos alunos as diferenças entre lixões e aterros sanitários. Os estudantes puderam entender todo o processo de destinação final dos resíduos sólidos, desde a coleta até o aterro, onde existe uma preocupação com o meio ambiente através do tratamento do chorume e do gás metano, proveniente da decomposição do lixo. Destacamos também a importância da coleta seletiva para que os materiais recicláveis sejam destinados à cooperativa e reutilizados. Esperamos que as informações sejam repassadas aos colegas de escola, amigos e familiares – fala Rodrigo Macêdo, coordenador de Educação Ambiental da Comsercaf.

O mesmo grupo visitará a COOPERFRT – Cooperativa de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis ainda este mês. Após esta última etapa, a equipe participante produzirá, com o apoio da direção escolar, uma exposição com amostras, fotos e dados estatísticos do material recolhido, permitindo que o grupo compartilhe com os demais as experiências vivenciadas e as informações adquiridas, ressaltando a importância de não realizar o descarte de resíduos no meio ambiente.

Na quarta-feira (17) uma embarcação levou os estudantes e duas professoras, acompanhados por funcionários da Comsercaf até a Boca da Barra, onde o grupo realizou a experiência de recolher amostras de microlixos descartados de forma irregular no local. Também foram ministradas informações sobre reciclagem, meio ambiente e destinação correta de lixo, por meio da equipe de Educação Ambiental da autarquia.

O “Comsercaf Vai à Escola” é destinado a escolas públicas e privadas. As instituições interessadas devem enviar um e-mail para comsercafmidia@gmail.com. A autarquia entrará em contato para agendar uma data para a realização das atividades.

 

COMSERCAFDestaqueNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE