Conferência Municipal da Juventude de Cabo Frio reúne cerca de 50 jovens em plataforma online

Etapa municipal aconteceu neste domingo e definiu propostas para a Conferência Estadual da Juventude

Cerca de 50 jovens se reuniram pela internet, neste domingo (16), para a 3ª Conferência Municipal da Juventude de Cabo Frio. Realizado pelo Conselho Municipal de Juventude em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, o encontro virtual teve como tema “Novas perspectivas para a Juventude”.

Foram pouco mais de três horas de deliberações e grupos de trabalho sobre temáticas da juventude. A abertura e o encerramento foram transmitidos ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Cabo Frio.

O evento foi conduzido pelo superintendente municipal da Juventude, Marlon Barbosa. No encontro, foram eleitos os cinco delegados que representarão Cabo Frio na Conferência Estadual: Edmilson Fabiani, representando o poder público, e Lorena Fernandes, Chantal Campello, Isabela Gandolfi e Vinícius Seguraço representando a sociedade civil.

Também foram levantadas quase 50 propostas de políticas públicas para a juventude. As mais votadas foram a implementação da Lei do Passe Livre para os estudantes do ensino superior, o fomento da criação de Centros de Referência para Juventude nos territórios, principalmente periféricos, e o abono dos juros do FIES.

“Apesar da dificuldade da pandemia, e do momento atual que a gente está vivendo, eu acho que o grande destaque dessa Conferência foi ver que a juventude do município ainda está organizada. E também saber que dessa vez tivemos apoio do poder público, porque isso traz resultados ainda mais grandiosos”, contou Marlon.

Para a integrante da comissão organizadora da Conferência Municipal, Joyce Rosa, o momento foi de abrir a discussão sobre as demandas da juventude na cidade.

“Precisávamos discutir as questões existentes na cidade em conjunto com o governo, traçar metas e políticas públicas para os jovens, que muitas vezes são menosprezados pela sociedade. Com o tema ‘Novas perspectivas para a juventude’, discutimos e deliberamos ações em conjunto com a própria juventude para que possamos mostrar nossos direitos e nossa voz”, destacou Joyce.

De acordo com o superintendente da Juventude, a próxima etapa será a Conferência Estadual, ainda sem data de realização por conta da pandemia.

“Agora vamos esperar a abertura da fase de envio de documentos para a 4ª Conferência Estadual. Infelizmente ainda não existe a certeza de que a estadual ou a nacional acontecerão dado ao cenário atual da pandemia, mas fizemos a nossa parte. Mesmo online, nossa Conferência Municipal foi um sucesso. Muitos jovens participaram, e todos estavam bastante engajados”, pontuou Marlon.