Confira a agenda de eventos para o fim de semana

A Prefeitura de Cabo Frio preparou uma agenda com opções de eventos esportivos e culturais para movimentar a cidade para este fim de semana. A programação contará com feira, mutirão de limpeza dos oceanos, festival gastronômico, campeonato de futebol, mostra de dança, exposição de quadros e muita diversão para todas as idades. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Começa nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22), a 18ª edição da Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais. Visitantes poderão adquirir mudas de orquídeas, cactos, suculentas, rosas do deserto, samambaias e outras espécies. Produtores estarão no local tirando dúvidas e esclarecendo, aos iniciantes, sobre a arte de cultivar plantas de forma adequada em ambientes diversos. No local serão vendidos insumos, vasos, substratos, adubos, tudo para auxiliar no cultivo. O Horto Municipal está localizado na Av. Henrique Terra, s/n, no bairro Portinho.

Neste sábado (21), a cidade recebe a primeira edição do “Cabo Frio de Ponta a Ponta – Mutirão pelos Oceanos”. O evento de limpeza acontece simultaneamente nas praias das Palmeiras, Peró (incluindo Pontal e Dunas), Praia das Conchas, do Forte, Dunas, Foguete e Pontal (bairro Santo Antônio, em Tamoios), a partir das 9h. Para participar é só escolher uma das praias, levar protetor solar, uma garrafinha d’água e ir de camisa azul.

Ainda no sábado, o Parque Municipal da Fonte do Itajuru recebe a Aldeia Criativa, uma feira itinerante com moda, gastronomia, literatura, artesanato, produtos de decoração, recreação para a criançada e muita música. As atividades começam a partir das 15h e seguem até as 20h. A apresentação musical começa às 17h, com Rafael Marinati.

A I Mostra de Dança do Jardim Esperança acontece neste sábado. O evento reúne apresentações de 160 bailarinos de alunos de 15 escolas de dança, academias e projetos sociais. A abertura será às 8h com a aula de zumba, às 9h tem Dança de Salão com Allan Lobato, às 10h Street Dance com Jonathan Daniel Alves e às 11h, fechando a programação da manhã, aula de Zumba com Gabriela Oliveira. Já as apresentações da mostra de dança começam a partir das 16h. O evento acontece na praça Édio Quintanilha, ao lado do Hospital do bairro Jardim Esperança.

A Praça da Bandeira, na Passagem, recebe todos os sábados, das 19h às 22h, a Seresta dos Idosos. No domingo tem a 6ª rodada do campeonato de futebol de praia. Os cinco jogos acontecem na Praia do Forte, a partir das 9h. O evento é promovido pela Liga Cabo-friense de Esportes Praianos (LICEP).

A gastronomia fica por conta da 5ª edição do Festival Sabores de Cabo Frio, que acontece até 6 de outubro em cerca de 60 estabelecimentos da cidade. Para o evento foram preparados pratos exclusivos, inspirados na Bossa Nova, com a temática “Cores, Sons e Sabores”. Estão disponíveis versões “petit”, até 200 gramas, com preços acessíveis. Os pratos principais custam R$24, entradas e petiscos custam R$18 e as sobremesas custam R$15.

Para quem gosta de exposição não pode deixar de conhecer as obras do artista plástico Carlos Augusto Mendonça, na Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas. A mostra “Do Paisagismo ao Abstracionismo Geométrico” conta com 40 quadros, entre eles alguns que nunca foram expostos. As obras ficam em cartaz até o dia 20 de outubro e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.