Conselho Municipal de Cultura aprova edital do projeto “Arte na Rua”

Iniciativa prevê ocupação de praças com atividades artísticas

Os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio aprovaram nesta segunda-feira (15), em reunião extraordinária realizada no Charitas, a publicação do edital “Arte na Rua”. A iniciativa prevê a realização de cinco apresentações artísticas mensais em praças públicas da cidade no período de seis meses.

“Com esse projeto, ao mesmo tempo em que oferecemos oportunidades para os artistas, com remuneração, fazemos um processo de ocupação das praças com atividades artísticas”, explica o superintendente de Cultura, Matheus Lima.

A previsão é que as apresentações aconteçam de julho a dezembro deste ano, em um total de 30.

Segundo Matheus Lima, o objetivo é descentralizar o acesso à cultura. Para isso, os eventos vão acontecer em praças espalhadas por todo o município, desde os espaços públicos do centro às localidades mais periféricas como Tangará, Jardim Esperança e Tamoios.

Após ser debatido e aprovado na reunião do Conselho, o projeto vai seguir para os respectivos setores da Prefeitura para publicação do edital.

“Esta é uma iniciativa inédita no município. Nunca tivemos uma ação artística nesse sentido de democratização da cultura. Após a publicação do edital, as inscrições serão abertas e toda a classe artística da cidade poderá se inscrever para participar da seleção”, afirma o superintendente.

Ele também considera que ações como esta movimentam não só o segmento da Cultura, mas também toda uma cadeia produtiva.

“A realização de eventos culturais através das chamadas públicas colabora para a profissionalização da gestão da cultura, já que promove isonomia e transparência nos processos. Além disso, a realização dessas atividades movimenta a economia local”, finaliza o superintendente.