Conselho Municipal de Esporte Amador tem novos representantes nomeados

Solenidade de posse está prevista para os próximos dias

Já estão oficialmente nomeados os novos representantes do Conselho Municipal de Esporte Amador (CONESP). O Decreto nº 6.521/2021, com a nomeação, foi assinado pelo prefeito José Bonifácio, e publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (29). A posse está prevista para a primeira semana de maio. Por conta da pandemia, o Conselho não se reúne desde março do ano passado, e a reativação era um desejo dos desportistas da cidade, atendido pela atual administração.

Assim como os demais conselhos municipais de Cabo Frio, o de Esporte Amador é paritário, ou seja, há a mesma quantidade de representantes entre o Poder Público e a sociedade civil organizada. Atualmente ele é composto por 12 cadeiras: as seis da sociedade civil representam ligas e associações esportivas (Acicaf, do ciclismo; Arcolagos, do atletismo; SKERJ, do kickboxing e karatê; LCV, do voleibol; LCTKD, do taekwondo; e ASPEF-Lagos, representando os profissionais de Educação Física).

Durante o ano de 2020 aconteceram algumas trocas de representantes das entidades da sociedade civil. Com a mudança na administração municipal e a fusão das antigas secretarias de Turismo e Esporte e Lazer, também foi necessário um ajuste da representação do governo municipal com a indicação dos novos conselheiros.

“Para todo segmento, o Conselho Municipal é fundamental. Com a garantia da participação da sociedade civil organizada o diálogo fica muito mais fácil. Sou um entusiasta dos Conselhos. Nossa gestão será marcada pela conversa franca e a participação efetiva da sociedade na tomada de decisões”, explicou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha.

O Conselho Municipal de Esporte Amador de Cabo Frio tem a responsabilidade de fomentar o diálogo entre o poder público e a sociedade, não somente pensando nos resultados esportivos, mas também no esporte como ferramenta de desenvolvimento social, funcionando como um órgão fiscalizador, consultivo e definidor das políticas públicas para o esporte do município.

Cada secretaria ou entidade indica um membro titular e um suplente. A nova formação é a seguinte:

GOVERNO MUNICIPAL:

A) Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

1. Titular – Carlos Augusto da Cunha Pereira Lopez
  2. Suplente – Flávia de Carvalho Vieira

B) Secretaria Municipal de Educação

1. Titular – Fábio Souza e Silva
  2. Suplente – Sandro Henrique da Silva

C) Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento

1. Titular – Juarez Marques Lopes
  2. Suplente – Diego Mureb Quesada

D) Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente