Convento Nossa Senhora dos Anjos recebe Folia de Reis


Apresentação reúne as Folias de Cabo Frio e Arraial do Cabo

 

Pouca gente sabe, mas Cabo Frio mantém viva uma celebração muito antiga e simbólica. A Folia de Reis, que representa a ida dos três reis magos ao local onde Jesus havia nascido, celebra com festa esse momento neste domingo (6), Dia de Reis. O pátio externo do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), o Convento Nossa Senhora dos Anjos, será o palco da Folia que começa às 19h30. No dia 13, próximo domingo, a Folia de Reis acontece na Praça da Cidadania, na Praia do Forte.

Na noite de Reis, as Folias cabo-frienses de São Cristóvão e Estrela D’Alva (Praia do Siqueira) e de Arraial do Cabo, a Estrela do Oriente. Segundo a secretária de Cultura Meri Damaceno, o papel da Folia de Reis é de encerrar as festividades natalinas.

“Dia de Reis em muitas casas é dia de desmontar a árvore e guardar os enfeites. Em outros locais do Brasil, a Folia de Reis segue pelas ruas com música e os personagens que contam com o mestre, o embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. As fantasias usadas são coloridas e as músicas tocadas são típicas com instrumentos como violas, reco-reco, tambores, sanfonas, pandeiros e diversos outros”, explicou a secretária.

A Folia de Reis possui caráter cultural e religioso e é tradicionalmente de origem cristã portuguesa e espanhola. Ela é celebrada por 12 dias, de 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém.

 

 

CulturaDestaqueNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: