Coordenadoria de Ciência e Tecnologia realiza I Fórum de Fotografia Forense de Cabo Frio

A secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), promoveu o I Fórum de Fotografia Forense de Cabo Frio, nesta quarta-feira (18), no Instituto Federal Fluminense. O objetivo do evento foi discutir a importância da fotografia enquanto carreira profissional, como atividade tecnológica e, também, como ferramenta utilizada nas mídias sociais.

Autoridades da área, como a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), o Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro (Sindperj), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), o 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) estiveram presentes.

Representantes de instituições de ensino superior e autoridades cabo-frienses como a Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), a Câmara Municipal de Cabo Frio (CMVCF), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) e o Senado Federal do Brasil também compareceram ao evento.

“A Secretaria de Educação entende a importância de possibilitar encontros, como esse sobre a fotografia forense, para fomentar cada vez mais a formação de profissionais nessa área”, destacou a secretária de Educação, Márcia Almeida.

No Fórum, houve a oportunidade de apresentação dos desafios enfrentados na área, além de se discutirem as novas diretrizes no campo das Ciências Forenses. Destacou-se, também, a evolução das fotografias, dos vídeos e das imagens digitais no auxílio à Justiça.

“Esse Fórum é importante para discutir a fotografia enquanto disciplina acadêmica, qualificada e profissionalizada, e, também, a forma como o sistema brasileiro trata seu banco de dados forense. Uma discussão que já acontece e avança em alguns países”, afirmou a coordenadora geral da Cogetei, Bruna Knauft Teixeira.