Cras Monte Alegre é referência em serviços sociais para mais de 2400 famílias em Cabo Frio

O Centro de Referência de Assistência Social Virgílio Corrêa (Cras Monte Alegre) é referência para 2.463 famílias em Cabo Frio. A unidade assiste moradores dos bairros Boca do Mato, Monte Alegre I e Porto do Carro. A equipe técnica da Secretaria de Assistência Social dá suporte a pessoas em situações de vulnerabilidade ou violência, oferece oficinas que estimulam a geração de renda e auxilia no ingresso de programas sociais do Governo Federal. O objetivo do Centro é reduzir as desigualdades sociais e estimular as potencialidades dos assistidos.

A unidade foi inaugurada em 2006 e a principal frente de trabalho é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realizado a partir de acompanhamento de pessoas em situações de vulnerabilidade ou violência. O trabalho é feito em conjunto pelas famílias e profissionais, como psicólogos e assistentes sociais. Outra assistência ofertada é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), que realiza atividades para crianças, a partir de 3 anos de idade, adolescentes e idosos, como aulas de ballet, percussão, dança, esporte, alongamento, brinquedoteca e canto, gratuitamente. Também é oferecido à população o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), com oficinas de culinária, papietagem e corte/costura, que estimulam a geração de renda.

Dentre os atendimentos desenvolvidos pela equipe, são realizados cadastramento e atualização cadastral para programas sociais do Governo Federal como CadÚnico, Bolsa Família, entre outros. Para pessoas com deficiência ou idosos que tenham dificuldades de locomoção a assistência é feita em domicílio. O Cras encaminha e orienta à população sobre os benefícios da Previdência Social (INSS), Conselho Tutelar, Saúde, Educação, Proteção Especial, Sub-registro, entre outros.

“É por meio do Cras que a proteção social se materializa e se aproxima da população. Isso acontece a partir do reconhecimento da existência das desigualdades sociais e da importância de políticas sociais para reduzir essas diferenças. Identificando as desigualdades, atuamos de forma a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, estimulando as potencialidades dos assistidos e modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades”, explicou a coordenadora da unidade, Sandra Peres.

O Cras Virgílio Corrêa fica na Rua Santo Antônio de Lisboa, 29, Porto do Carro. O contato pode ser feito através do e-mail crasmontealegre@gmail.com.

Ações e serviços desenvolvidos no Cras Monte Alegre em 2018

  •         Atendimento técnico (psicóloga e assistente social): segunda à sexta das 8h às 17h
  •         Atendimento CadÚnico (Bolsa Família): segunda à sexta das 8h às 17h
  •         Oficina de culinária: segunda, quarta e sexta às 14h
  •         Oficina corte e costura: terça e quinta (manhã e tarde) a partir de 18 anos
  •         Oficina de papietagem: terça e quinta (manhã e tarde) a partir de 18 anos
  •         Oficina de ballet: terça e quinta (manhã e tarde) a partir de 03 anos
  •         Brinquedoteca: terça, quarta e quinta (manhã e tarde) a partir de 03 anos
  •         Oficina de percussão: segunda e quarta (manhã e tarde) a partir de 07 anos
  •         Oficina de esporte: segunda e quarta (manhã e tarde) a partir de 07 anos
  •         Oficina de alongamento:  segunda, quarta e sexta às 8:30h
  •         Oficina de dança: segunda, quarta e sexta (manhã e tarde)

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.