Culinária de Cabo Frio faz sucesso no evento Rio Gastronomia


A culinária cabo-friense fez sucesso num dos mais renomados festivais gastronômicos do país: o Rio Gastronomia. O evento foi aberto na última quinta-feira (16) e segue até domingo (19), retornando na próxima semana (de 23 a 26). Acontece no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, reunindo chefs de cozinha, estudantes, críticos e amantes do setor. No primeiro dia o evento foi para convidados, e na sexta-feira (17) aberto ao público: foram vendidos mais de 150 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) criados por uma comissão de cinco estabelecimentos de Cabo Frio, selecionados pelo Sebrae, para divulgar o Festival Sabores, que acontece em setembro.

O coordenador de Projetos Turísticos e Gastronômicos do Sebrae na Região dos Lagos, Mateus Seixas, explicou que o Sebrae Rio é um dos patrocinadores do Rio Gastronomia, disponibilizando um espaço para divulgação do Festival Sabores de Cabo Frio e dos polos gastronômicos do interior nos dois primeiros dias do evento: na quinta-feira foram servidos 400 pratos para degustação, a pedido dos organizadores, e na sexta as criações dos estabelecimentos gastronômicos de Cabo Frio ficaram disponíveis para venda.

“Assim que soubemos do Rio Gastronomia, escolhemos cinco estabelecimentos para representar os 63 que vão participar do Festival Sabores de Cabo Frio deste ano, com base em alguns critérios: o primeiro deles é ter acreditado e participado de todas as edições do evento, que este ano chega à quarta edição, e o outro critério foi a participação no projeto Sebrae na Mesa, em que são trabalhadas soluções de gestão e técnicas de cozinha para empresas de alimentação fora do lar. Neste último critério escolhemos as empresas que mais participaram desse projeto”.

Representaram Cabo Frio no Rio Gastronomia o Appetito Bistro, Farol do Forte, Delírios Restaurante, Cereall Gourmet e Brigaderia da Vovó. O público pode degustar, como entrada, um Ceviche Caiçara (ceviche de banana da terra marinado no suco de tangerina com toque de ervas e coco fresco) vendido como R$ 15. Como prato principal foi servido Camarão Gecay (camarões grelhados ao leite de coco picante, com lascas de coco fresco, um toque de hortelã fresca acompanhados de mousseline de abóbora) por R$ 20. A sobremesa foi um brigadeiro de pitanga com ganache de chocolate branco, que custou R$ 5.

Embora os pratos criados para o Rio Gastronomia tenham como base a mesma temática do Festival Sabores de Cabo Frio deste ano (origens da mesa), as criações servidas não são as mesmas que estarão disponíveis no evento cabo-friense. Segundo a chef Mônica Bull, proprietária do Cereall Gourmet, a temática é uma forma de resgatar os ingredientes da culinária caiçara. “Nesta edição os pratos terão base nos ingredientes locais. Por isso usamos o camarão, a pitanga, o coco e a tangerina no Rio Gastronomia”, contou, lembrando que Cabo Frio tem uma longa história com a culinária, desde quando Darwin passou pela cidade, pernoitou na Fazenda Campos e se agradou na comida cabo-friense. “É muito bom divulgar a cidade e nosso festival em um evento tão importante como o Rio Gastronomia”, comemorou.

O secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés  Muniz, destacou que a participação da culinária cabo-friense no Rio Gastronomia mostra o potencial que o município tem de se consolidar como um atrativo turístico gastronômico. “Nos últimos anos a cidade tem avançado neste setor. Isso se confirma com o surgimento de novos estabelecimentos e a criação dos polos gastronômicos. Estamos trabalhando para organizar esses espaços. Além disso, o Festival Sabores de Cabo Frio tem ganhado uma proporção maior a cada ano. Por conta disso a cidade ganhou escolas, cursos e faculdades no ramo da gastronomia, de eventos e hotelaria, que preparam a mão de obra local”, pontuou.

O Rio Gastronomia é um evento organizado pelo jornal O Globo, e tem como objetivo oferecer ao público experiência de diferentes momentos gastronômicos: momento amor, viagem, cozinha, feira e rua. Já o 4º Festival Sabores de Cabo Frio, promovido em parceria pelo Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Associação de Hotéis, acontecerá de 1º de setembro a 1º de outubro. Ao todo, 63 restaurantes vão oferecer receitas exclusivas a preços acessíveis em versões pequenas dos pratos, com valor a partir de R$15 (sobremesa), R$ 17 (entrada ou petisco) e R$ 22 (prato principal). Além disso, o Espaço Gourmet será montado no Shopping Park Lagos, onde chefs dos estabelecimentos participantes e convidados se apresentarão. Haverá degustação de produtos e serviços de patrocinadores.

A presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Maria Inês Oliveros, informou que a edição de 2018 vem com novidades. “Uma delas é que, desta vez, não teremos competição dos pratos, mas o público vai poder eleger os melhores. E esse feedback dos clientes é muito importante”, contou, completando que “estamos muito ansiosos e certos de que o evento já é um sucesso”.

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