Delegação de Portugal visita aeroporto internacional e indústria de sal de Cabo Frio

A comitiva de Ílhavo, cidade portuguesa que se tornará coirmã com Cabo Frio, iniciou nesta segunda-feira (20) as visitas técnicas em locais estratégicos do município. A agenda iniciou com a ida à área da salina da Perynas e da Refinaria Nacional de Sal S.A. (Sal Cisne), além do Cabo Frio Airport. A programação desta segunda também contou com uma reunião de apresentação dos projetos e empreendimentos previstos para Cabo Frio. O encontro contou com a presença do prefeito Dr. Adriano, de secretários municipais e empresários. Às 19h30 será a cerimônia de assinatura do convênio de cidades geminadas na Casa de Cultura Jose de Dome- Charitas.

A comitiva de Ílhavo está em Cabo Frio desde a noite da sexta-feira (18), onde inicialmente participou de uma agenda voltada ao entretenimento.

“Estamos trabalhando intensamente para oferecer um receptivo de qualidade. Durante o fim de semana a comitiva teve uma agenda mais informal com visitas nos pontos turísticos e missa solene na Igreja Católica. Hoje começamos as visitas técnicas nas salinas, no aeroporto e na apresentação de projetos previstos para contemplar o desenvolvimento econômico da cidade. As expectativas são as melhores possíveis para a assinatura do tratado”, disse o secretário do Turismo, Radamés Muniz.

O prefeito Dr. Adriano, presente na apresentação dos projetos para a comitiva, ressalta a importância de trazer investimentos para o desenvolvimento econômico de Cabo Frio.

“Estamos focados para trazer recursos, investimentos e desenvolvimento para nossa cidade. É muito importante a apresentação desses projetos para que os investidores e os moradores saibam de todo o potencial de Cabo Frio e para que o crescimento da cidade seja concreto e ordenado”, afirmou.

Já o coordenador da Comissão Cabo Frio-Portugal, Thomas Rosa, ressalta que a parceria com Ílhavo firma também um intercâmbio cultural.

“Com a assinatura do convênio iremos trazer para Cabo Frio o Festival do Bacalhau, que é um evento típico de Ílhavo e um dos mais tradicionais da gastronomia portuguesa, introduzindo essa iniciativa no calendário e na cultura cabo-friense”, relatou.

Nesta terça-feira (21), a comitiva irá participar de encontro com empresários e entidades da cidade e visita técnica no Instituto Federal Fluminense (IFF), com palestra do presidente da Câmara de Ílhavo, Antônio Caçoilo e da vereadora de Turismo, Fátima Teles.

Sobre Ílhavo

Ílhavo é uma cidade localizada na Região Central de Portugal, com aproximadamente 40 mil habitantes. Assim como Cabo Frio, a cidade apresenta forte segmento de pesca e na economia do mar, que evoluiu para uma região de forte vocação turística marítima, do sol e das praias; na forte indústria têxtil associada à praia e aos desportos náuticos e na cultura do sal.

O estreitamento entre as duas cidades foi viabilizado pelos coordenadores da Comissão Cabo Frio-Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez. O objetivo é estreitar relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, a exemplo do que já está sendo feito com Huzhou, na China.