Desenvolvimento Social contabiliza mais de 200 atendimentos na Casa de Passagem no inverno

A Casa de Passagem, em Cabo Frio, realizou 244 atendimentos a pessoas em situação de rua durante os meses de julho, agosto e setembro. Deste número, 134 foram para acolhimento provisório e 110 para higienização e alimentação. Esse resultado é fruto do Plano de Contingência para Situações de Baixa Temperatura executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim).

Também foram totalizadas 99 abordagens sociais, uma média próxima a duas abordagens por dia útil. Durante todo o período do plano, a equipe de abordagem social atuou em estado de observação e entrou em ação nos dias em que a temperatura ou sensação térmica atingiram 19°, realizando abordagens diurnas e noturnas.

De forma inédita no município, o Plano de Contingência incluiu reuniões com diversas entidades religiosas, que auxiliam a população em situação de rua. “Os encontros fortaleceram as ações para além das atividades praticadas pelas entidades, que passaram a integrar orientações e encaminhamentos para os órgãos públicos. Durante o período, Cabo Frio sediou a 2ª Câmara Temática para Pessoas em Situação de Rua, momento que reuniu mais de 70 profissionais representando todas as cidades da Região dos Lagos para debater e fortalecer as políticas públicas da região”, explica Nathan Barbosa, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Com o fim das baixas temperaturas e a chegada do verão, as equipes se preparam para prevenir e atuar em situações específicas do período, como crianças e adolescentes em trabalho infantil irregular, migrantes e demais pessoas que ficam em situação de rua em busca de trabalho temporário.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Rua Alemanha, nº 132, Jardim Caiçara – Cabo Frio