Dia da Astronomia será comemorado com o evento “Além do Nosso Mundo” na Casa Scliar

Estudantes da rede municipal participarão de atividades lúdicas, com o objetivo de promover o estudo da astronomia e do funcionamento das galáxias, em comemoração ao dia dedicado ao tema. O encontro será nesta segunda-feira (2), das 8h às 17h, na Casa Scliar, localizada na rua Marechal Floriano, 253, bairro São Bento.

As turmas de educação infantil e do primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano), das escolas municipais Domingos Gouvêa, Antônio da Cunha Azevedo e da Apae, assistirão a duas sessões de cinema, às 8h e às 13h30, com o filme “Wall-E”, animação que leva à reflexão sobre a situação do planeta Terra. Após a apresentação do filme, as turmas farão observação solar com telescópio.

“A Astronomia é considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade se revelou uma ciência que desperta curiosidade e fascinação. Hoje, não é diferente, principalmente pela evolução das tecnologias e do descobrimento de novos mundos, abrindo assim, várias possibilidades para irmos mais longe do que já fomos. Por esse motivo a necessidade de implementá-la nas escolas, onde esses jovens terão a oportunidade de experimentar e desvendar um universo de possibilidades”, comentou Juliana Furriel, coordenadora de Pedagogia e Inovação.

A atividade é uma parceria entre a Prefeitura, por meio Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Observatório Nacional e a concessionária de água e esgoto, Prolagos.

Sobre a Astronomia

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo. É responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos inúmeros corpos celestes que estão espalhados por todo o universo. Como homenagem, o Governo Federal, em 2017, instituiu o Dia Nacional de Astronomia.