Dia Mundial Sem Carro terá passeio histórico em Cabo Frio

Com o objetivo de mostrar que “trânsito também é nossa praia”, a Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo de Cabo Frio participará, neste sábado (22), da campanha do Dia Mundial Sem Carro, desenvolvida, na cidade, pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Com o objetivo de conscientizar a população quanto ao uso racional de veículos automotivos, e apresentar meios alternativos de deslocamento, moradores e visitantes serão conduzidos, de ônibus, a um passeio histórico e cultural através de uma edição especial do projeto “Caminhos da História”, que será uma das várias atrações que movimentarão a Praça Porto Rocha, no Centro, das 9 às 15 horas.

Segundo o superintendente de Turismo Histórico e Social, Paulo Cotias, a atividade será gratuita, aberta a moradores e visitantes, e acontecerá em intervalos de 40 em 40 minutos, a partir das 9 horas. Neste passeio, em especial, a Superintendência terá o apoio da Auto Viação Salineira, que vai fazer o transporte dos participantes. O ônibus sairá da Praça Porto Rocha em direção à Praia do Forte, depois segue pela Avenida Assunção até o Convento e retorna à Praça.

“Neste trajeto passaremos pelo Charitas, Passagem, São Bento e outros pontos históricos e culturais da cidade. Então, ao invés das pessoas utilizarem seus carros para essa visitação, vamos todos juntos, de ônibus, contribuindo para a campanha, e aprendendo um pouco mais sobre a história de Cabo Frio”, explicou Paulo Cotias, lembrando que para esta edição, excepcionalmente, não é preciso fazer agendamento: “Basta chegar na praça uns 10 minutos antes da saída de cada passeio. Mas, para as edições futuras, sugerimos que os agendamentos sejam feitos pelo nosso Whatsapp (22) 99951-0293, inclusive por escolas, hoteleiros e agências de viagens que queiram divulgar a história de Cabo Frio para nossos estudantes e turistas que nos visitam”, completou.

O Dia Mundial Sem Carro, em Cabo Frio, também será marcado por diversas atividades. Além do ônibus para o passeio histórico, a Auto Viação Salineira vai disponibilizar várias atividades como cineminha para as crianças, caricatura, alongamento coletivo, medição de IMC e glicose. Um protótipo de bicicletário em formato de carro, cedido pela empresa R2OOH, também estará em exposição. Com apoio da Associação dos Ciclistas de Cabo Frio, da Academia Superação, do Bike Night e da Show Bike, será realizado um passeio ciclístico com saída da academia, no Parque Burle, até a Praça Porto Rocha. A concentração acontece às 8h30 e a saída às 9h. O restaurante Parada Obrigatória também apoiará a ação, doando frutas para os ciclistas e público do evento. A Porto Real sorteará uma bicicleta, a Seven Food Bikes doará brindes, e a Prolagos estará com um bebedouro na Praça. Tudo isso embalado ao som da banda local Studio 23.

Por conta do evento, algumas ruas do Centro terão o trânsito alterado. Quem segue pela Avenida Teixeira e Sousa em direção à Passagem, por exemplo, terá que desviar pela Rua Santos Dumont, que terá a mão invertida em direção à Rua Raul Veiga. Já os motoristas que fariam contorno na Praça Porto Rocha para seguir em direção à Ponte Feliciano Sodré deverão entrar na Rua José Waltz Filho, que também terá o sentido de circulação invertido. Para quem vem da Praia do Forte pela Avenida Assunção, o tráfego será desviado na Travessa Maçônica (rua da Câmara Municipal) e Boulevard Canal. Agentes da Guarda Municipal vão atuar na organização do trânsito.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ideia do Dia Mundial sem Carro não é demonizar o carro, mas criar uma consciência do bom uso do veículo e atrair as pessoas para que elas ocupem um espaço que é delas”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.

O Dia Mundial sem Carro foi instituído na França, em 1997, e passou a ser celebrado no Brasil na primeira década dos anos 2000. O objetivo da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e motos nas cidades. Segundo dados de 2016 do IBGE, Cabo Frio tem 98.211 veículos, dos quais 59.386 são carros de passeio.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.