Diretores da rede municipal de ensino vão à UFRJ para conclusão do Curso de gestores

Aconteceu nesta quarta-feira (27) o quinto e último encontro do “Ciclo de Debates: Gestão Democrática nas Escolas Municipais”, formação promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encerramento, realizado no Campus da Praia Vermelha, no Rio, contou com a participação de diretores e gestores da rede municipal de ensino. O curso de gestores foi ministrado pela Profª Dra. Daniela Patti do Amaral, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (Gesed).

Durante o encontro, diretores e gestores participaram de debates sobre as questões que tangem o cotidiano escolar e a construção de práticas pedagógicas e administrativas que objetivem a democracia. Além disso, os participantes puderam contribuir de forma efetiva para o diálogo entre o universo escolar e as universidades.

O coordenador de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, afirma que o curso de gestores promove o aprimoramento da educação pública. “Foi bastante proveitoso porque trouxe reflexões e experiências importantes para os diretores efetivamente praticarem uma gestão democrática, não apenas na gestão da escola, mas também abrir espaços e canais para outras instituições e órgãos colegiados, como grêmios estudantis, conselhos escolares e associação de pais. Uma participação maior da sociedade na gestão das unidades escolares”.

Luiz Guilherme contou que a conclusão do curso no campus da UFRJ enriqueceu o ciclo, porque alguns educadores ainda não conheciam a instituição. O coordenador afirmou ainda que a expectativa para o próximo ano é continuar a parceria com a Faculdade de Educação, avançando em algumas temáticas importantes no campo da administração e do Projeto Político Pedagógico (PPP), trabalhando em sua elaboração, assim como a constituição dos colegiados e a sua participação na gestão democrática das escolas.

“Começamos um trabalho que vai dar bons frutos e render mais iniciativas em busca do aperfeiçoamento da gestão, que naturalmente se reflete na qualidade do ensino, porque afinal de contas, a gente atua para isso”.

De acordo com Daiana Pinheiro, dirigente da Creche M. Profª Maria Quitéria da Costa Ribeiro, a experiência de participar da formação despertou novos olhares para a educação.

“Foi muito enriquecedor. Ter contato com um espaço onde me faz querer aprender cada vez mais é gratificante! A Profª Daniela nos fez ver de verdade como nosso ato discricionário pode nos tornar melhor e, consequentemente com esse olhar novo, podemos agir mais comumente em nosso dia a dia enquanto gestores democráticos que somos. Foi uma oportunidade realmente incrível e me marcou muito o olhar da Secretaria de Educação de Cabo Frio sobre a importância de capacitar os gestores para termos uma Educação cada vez melhor”.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.