Dr. Adriano Moreno prestigia inauguração do novo prédio do Instituto Federal Cabo Frio

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, participou nesta segunda-feira (10) da inauguração do novo bloco de sala de aulas e anfiteatro do Instituto Federal Fluminense (IFF).  As novas dependências vão acomodar melhor os aproximadamente 1500 estudantes dos mais de dez cursos oferecidos pelo campus. Também participaram da cerimônia o secretário de Educação do Estado, Wagner Victer, o secretário Municipal de Educação, Claudio Leitão, o reitor Jefferson Manhães de Azevedo, o diretor do campus Cabo Frio, Vitor Barbosa e representantes de instituições federais e estudantes.

O novo prédio conta com 23 salas de aulas e um auditório com capacidade para 300 pessoas. Com essa ampliação, o campus se prepara para receber no primeiro semestre de 2019 o curso de graduação em engenharia mecânica, que assim como os demais já estão com inscrições abertas até o dia 28 de setembro no site www.iff.com.br. O ingresso é através de prova de seleção.

Para o prefeito Dr. Adriano, a chegada desse curso é um avanço para a educação. “Quando o ensino se aproxima, o desenvolvimento caminha a passos largos. A gente não tem dúvida da importância da educação e da transformação que ela pode fazer na sociedade, pois é a mola propulsora do desenvolvimento e da mobilidade social do país”, conclui o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Claudio Leitão, comentou sobre a importância do IFF não só para Cabo Frio, mas para a Região dos Lagos. “A instituição tem alunos de toda a nossa região e tem um papel importantíssimo na formação dos nossos jovens. É um centro difusor de conhecimento. Com a inauguração do novo prédio abre-se o leque de oportunidades para o ingresso no ensino público”, pontuou o secretário.

O diretor do campus Cabo Frio, Vitor Barbosa, explicou que existe uma demanda da região muito grande e a unidade está se adequando para atender a todos. “Recentemente tivemos um problema de falta de espaço e hoje estamos entregando as novas intalações aos nossos estudantes com condições adequadas para eles possam continuar os seus estudos. Que a gente possa continuar ampliando o espaço para atender a demanda da nossa região”, explicou o diretor.

Na solenidade, o reitor Jefferson Manhães de Azevedo, lembrou da importância do Governo Federal proporcionar educação para todos os cantos do país. “Há alguns anos para estudar numa instituição federal era um gasto para as famílias por causa do deslocamento. Agora as escolas federais estão mais próximas do estudante e possibilitam uma educação de qualidade com formação profissionalizante. O IFF é um espaço de esperança e que faz a diferença”, destacou o reitor.

O Instituto Federal Fluminense oferece cursos técnicos concomitante com o Ensino Médio: cozinha, eletromecânica, eventos e química; técnico integrado: hospedagem e petróleo e gás; licenciaturas: biologia, química, física; tecnólogo: hotelaria e gastronomia; pós-graduação em ciências da natureza. Além disso, realiza projetos de pesquisas e iniciação científica. A instituição fica localizada na Estrada de Búzios, s/n. A escola está presente em 13 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Almoço no IFF

Antes do início da cerimônia de inauguração das novas dependências da escola, os participantes puderam aproveitar um almoço preparado pelos alunos do curso de gastronomia da instituição.  Foram servidos entrada, prato principal e sobremesa. O IFF conta com uma cozinha equipada para oferecer aulas práticas aos estudantes do curso.